Livro: A Pirâmide Invertida, de Jonathan Wilson


Poucos livros são mais didáticos do que A Pirâmide Invertida, obra escrita pelo inglês Jonathan Wilson e que destrincha a história da tática no futebol, desde os primórdios até hoje em dia. Publicado no Brasil pela Editora Grande Área, traz em suas 472 páginas toda a trajetória de ideias desenvolvidas para tornar o esporte melhor a cada nova partida.

Tenho uma teoria, e você pode discordar dela à vontade. No meu modo de ver, o brasileiro não gosta de futebol. O que ele gosta, na verdade, é do seu time do coração. Não o esporte, mas sim uma camisa específica. O que é o oposto do que vemos na Inglaterra, terra natal de Wilson e berço do esporte: os ingleses são apaixonados pelo jogo, e, como todo mortal, torcem para o seu time preferido.

Essa diferença se reflete no modo como o futebol é visto aqui no Brasil. O que importa, para a grande maioria, é que o seu time vença e pronto. Não interessa como ele venceu, mas sim que ganhe as suas partidas. Ainda que um fator imponderável, que você pode chamar simplesmente de acaso, permeie toda partida de futebol, existe uma grande quantidade de “penso” por trás de como cada jogador se posiciona no campo. E isso, infelizmente, não é de interesse dos torcedores brasileiros.

Wilson conta toda a trajetória dos estilos de jogo, dos primeiros esquemas nascidos quase que de maneira simultânea ao surgimento do futebol até aos mais modernos modos de atuar. A inversão da pirâmide mencionada no título foi aos poucos acontecendo, com as equipes deixando de lado o foco quase exclusivo no ataque e trazendo mais jogadores para atuar na defesa e no meio de campo, criando assim táticas mais equilibradas.

De pioneiros que introduziram conceitos revolucionários e que hoje são pouco lembrados, e passando por revoluções que viraram o esporte de ponta cabeça como o carrossel holandês apresentado ao mundo na década de 1970, o que encontramos nas páginas de A Pirâmide Invertida é um relato cheio de detalhes e repleto de paixão sobre a própria história do futebol. Mais do que uma obra sobre um esporte específico, encontramos um livro que fala sobre a infinita capacidade de raciocínio e adaptação do ser humano, com desconstruções constantes de modos de jogo e reinvenções que apresentaram novas ideias aos atletas e torcedores.

A Pirâmide Invertida é uma obra fundamental para quem se interessa por futebol. Uma bíblia para ser consultada com frequência, cheia de textos que ajudam a elucidar o esporte que leva multidões à loucura em todo o mundo.

Em suma: um título excelente e que ganhou uma edição brasileira à altura. Leia!

Comentários