Playlist Collectors Room: Fusion & Jazz-Rock


Nesta playlist, exploramos o gênero que surgiu no início dos anos 1970 unindo o jazz ao rock e vice-versa. Como as diferenças entre o fusion e o jazz-rock são muitas vezes bastante sutis, preferimos unir os dois em uma única playlist.

Os primeiros passos para a efetivação dessa fusão entre gêneros musicais tão díspares foi dada por Miles Davis no final dos anos 1960 e início da década de 1970, em discos clássicos como In a Silent Way (1969), Bitches Brew (1970) e Tribute to Jack Johnson (1971). Os passos de Miles foram seguidos por nomes como Frank Zappa, Mahavishnu Orchestra, Larry Coryell, Soft Machine e Steely Dan, artistas que, cada um a sua maneira, criaram sonoridades elegantes e repletas de elementos dos dois estilos musicais de onde partiram.

A playlist abaixo tem mais de 50 músicas e quase cinco horas de duração. Optamos por ordená-la em ordem cronológica, pois assim fica mais fácil entender a evolução do fusion/jazz-rock e apreciar de maneira didática os elementos e ingredientes que cada artista foi trazendo para essa mistura.

Ouça e divirta-se!

Comentários