Playlist Collectors Room: Blues


O blues nasceu em comunidades afro-americanas, principalmente na região sul dos Estados Unidos, no final do século XIX. Ele surgiu dos spirituals, canções de trabalho, cantos e baladas narrativas entoadas pelos escravos negros. Musicalmente, associou-se a uma progressão de acordes de 12 compassos (embora sempre apresentasse muito mais variações do que apenas esta forma) e empregou notas musicais distintas, ligeiramente em desacordo com a música clássica ocidental. 

Na primeira metade do século XX o gênero cruzou elementos e ideias com o jazz e o rhythm and blues, e ficou muito mais elaborado e rico harmonicamente. O blues continuou a se transformar em vários sub-gêneros como o Delta Blues, Piedmont, Jump-Blues e Chicago Blues.

Após a Segunda Guerra Mundial, muitos artistas, em particular de Chicago, passaram a eletrificar o blues, fazendo nascer uma ramificação que foi fundamental para o nascimento do rock e, mais tarde, para o blues rock, hard rock e heavy metal.

Durante a década de 1960, uma nova geração de músicos ingleses encabeçada por nomes como John Mayall, Eric Clapton, Rolling Stones, Yardbirds e outros apresentou o gênero para a juventude da época, regravando clássicos de nomes como Robert Johnson, Muddy Waters e diversos ícones. Esse movimento foi vital, inclusive em termos econômicos, para que grande parte dos músicos de blues pudessem sobreviver e encontrassem solidez em suas carreiras.

Nos anos 2000 o blues teve um grande revival puxado por nomes como Joe Bonamassa e pelas bandas de garage rock como o The Black Keys, que seguem levando o estilo sempre em frente, vivo e pulsante.

Abaixo está uma playlist com 183 músicas organizadas em ordem cronológica, começando lá em 1936 com Robert Johnson e chegando até 2017. A ideia é demonstrar como o blues foi se desenvolvendo ano a ano, tanto pelo estilo próprio de cada artista quanto pela inclusão de novos elementos de épocas em épocas. Você não irá ouvir de uma só tacada, mas é uma ótima ferramenta para conhecer esse gênero musical absolutamente fundamental.

Siga nossas outras playlists no Spotify e ouça essa extensa seleção com os maiores clássicos do blues no player abaixo:

Comentários