Playlist Collectors Room: Funk


O funk surgiu em meados dos anos 1960, por músicos que começaram a misturar gêneros como rhythm & blues, soul e jazz. O gênero é caracterizado por um forte groove geralmente centrado no baixo e na bateria, pelo uso proeminente de acordes estendidos e por uma abordagem percussiva na guitarra, calcada no uso do pedal wah-wah. O funk geralmente concentra-se menos na melodia e mais no balanço e no ritmo dançantes.

Um dos fundadores do funk foi James Brown, que implementou uma sonoridade groovy como assinatura, enfatizando o downbeat e cantando com uma voz claramente enfática. Outros nomes seminais do gênero são Sly & The Family Stone, The Meters, Funkadelic e Parliament (os dois últimos liderados por George Clinton). 

O funk também foi fundido a outros estilos musicais ao longo dos anos, como jazz (fazendo surgir o jazz-funk), música latina (o latin funk) e o rock (o funk rock). Durante o final dos anos 1970 e o início da década de 1980 o funk expandiu-se ainda mais, incorporando elementos de disco music, electro e hip-hop. Durante esse período, Prince e Rick James foram vitais para o desenvolvimento do synth funk.

O funk também avançou para países além dos Estados Unidos. Na África Ocidental surgiu uma mistura particular de vodun e funk, resultando no que muitos chamam de Afro-Funk. O artista mais importante deste estilo foi a T.P. Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou. Na Nigéria, Fela Kuti fundiu a Highlife, a música yoruba e o funk para criar o que é conhecido como afrobeat. Índia, Etiópia e alguns países europeus também desenvolveram estilos distintos de funk, que se separaram da maneira americana de executar o gênero.

Abaixo você tem uma longa playlist com mais de 12 horas de duração, organizada em ordem cronológica, com os maiores clássicos do funk. Ela é uma excelente porta de entrada para este gênero musical tão rico e apaixonante, que vai muito além de apenas música para dançar e impactou profundamente a cultura popular e influenciou diversos estilos musicais.

Tire as crianças da sala e caia no groove!

Comentários