Playlist Collectors Room: Proto Metal


O início do heavy metal é apontado pelos pesquisadores a partir do lançamento do primeiro disco do Black Sabbath, na sexta-feira, 13 de fevereiro de 1970. Porém, já existia música pesada antes disso. Desde a metade dos anos 1960, e até mesmo antes com nomes como Link Wray, o peso foi sendo inserido em doses cada vez maiores no rock, até o nascimento de um dos gêneros musicais mais adorados em todo o planeta.

A ideia desta playlist é mostrar, em ordem cronológica, como toda essa história se deu. São mais de uma centena de músicas em uma seleção com mais de 11 horas de duração, onde estão os principais clássicos do que convencionou se chamar de Proto Metal. São canções gravadas apenas nos anos 1960 e 1970, décadas iniciais do metal.

Além disso, incluí também faixas de nomes que variam entre o hard rock e o heavy metal, sempre levando em consideração apenas um parâmetro: o peso. Assim, você irá ouvir músicas que ora se aproximam do blues rock, ora do hard e ora do bom e velho metal mesmo.

Divirta-se, deixe algumas sugestões nos comentários e boa viagem pelo fabuloso mundo dos vocais gritados, guitarras agressivas e cozinhas pulsantes!

Comentários

  1. Parabéns Ricardo!
    Fantásticas a sua iniciativa.
    Ainda não ouvir mas com certeza ouvirei. Te faço uma sugestão: Por que não fazer uma playlist similar para as décadas seguintes. Assim será possível acompanhar a linha cronológica do Metal através das playlists. No caso das várias ramificações que o metal assumiu nas décadas seguintes, acho que basta colocar as músicas mais emblemáticas, não precisa detalhar muito.
    Só conheço uma pessoa que pode fazer isso Neste País: és tu, meu camarada.
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.