Quadrinhos: Atômica - A Cidade Mais Fria, de Antony Johnston e Sam Hart


Atômica - A Cidade Mais Fria é uma graphic novel escrita por Antony Johnston (Wasteland, Demolidor, Fashion Beast) e ilustrada pelo artista anglo-brasileiro Sam Hart (Juiz Dredd, Excalibur: The Legend of King Arthur, Messenger: The Legend of Joan of Arc). A história presente na HQ serviu de inspiração para o filme Atômica, lançado em 2017 e com Charlize Theron no papel principal.

A graphic novel foi lançada no Brasil pela Darkside e é o quarto título do selo editorial Darkside Graphic Novel. A publicação chega ao Brasil em uma edição em capa dura, 176 páginas, formato 16 x 23 cm e papel offset de alta gramatura, além da já conhecida e aclamada excelência editorial da Darkside Books.

A trama se passa em 1989, bem na época da queda do Muro de Berlim, e é uma história de espionagem com o melhor que esse gênero pode entregar. Acompanhamos a trajetória de uma espiã inglesa que é enviada para a Alemanha para investigar a morte de um colega e a possível traição de outro. E, à medida que o roteiro se desenvolve, somos apresentados à uma teia de traições, segredos e intrigas digna dos melhores filmes de James Bond.

O texto de Johnston é cheio de segundas intenções, fazendo com que o leitor prenda a atenção nos diálogos para perceber pequenas pistas que são colocadas em cada conversa. O quadrinho alterna entre momentos no presente e flashbacks, montando um quebra-cabeça a cada nova página em uma construção fascinante.




Já a arte de Sam Hart, toda em preto e branco, é minimalista e bastante expressiva. Não há o preciosismo na construção de cenários detalhistas, porém isso não significa que estamos diante de um trabalho pobre. Hart cativa o leitor com ilustrações fortes, além de uma narrativa gráfica que casa como uma luva com o texto de Johnston. Na essência, o que temos em Atômica é uma excelente aventura noir detetivesca. Ainda não assisti ao filme, mas o próprio Hart admitiu que a pegada do cinema é mais explícita, sexy e violenta do que a HQ, que é muito mais elegante e contida, porém não menos fascinante.

Atômica - A Cidade Mais Fria é mais um ótimo lançamento da linha de quadrinhos da Darkside, e vem em uma belíssima edição, como de costume nos títulos dos caras. Além disso, a leitura é ótima e proporciona muita diversão. Vale, e muito, a pena!

Compre a sua aqui.

Comentários