Review: Le Chant Noir - Ars Arcanvm Vodvm (2017)


O Le Chant Noir é o novo projeto do trio Lord Kaiaphas (vocal e programação, ex-Ancient), Mantus (guitarra e baixo, Mysteriis, Patria) e Malphas (bateria, guitarra, sintetizador e percussão, ex-Mysteriis e Demonolatry). A banda está lançando o seu primeiro disco, Ars Arcanvm Vodvm, pelo selo Heavy Metal Rock - o álbum pode ser adquirido no site do selo.

O que ouvimos nesse disco de estreia é uma música que parte do black metal - gênero onde o trio construiu a sua história - e vai ao encontro de outros estilos de música pesada. O flerte é grande com o metal tradicional e o avant-garde, ainda que também sejam perceptíveis elementos de death metal. As guitarras, principalmente nos solos, constroem melodias que remetem a um som mais tradicional e clássico, inclusive com ecos dos anos 1980. Já o aspecto avant-garde está presente principalmente na estrutura de algumas faixas, que propositalmente fogem de formatações convencionais e tentam desbravar novos caminhos.

Um ponto que me incomodou um pouco foi a produção de Ars Arcanvm Vodvm. Em alguns momentos, parece que falta algo mais grave e cheio no som, com as guitarras e instrumentos soando meio ásperos e sem profundidade. Pode ser que isso tenha sido uma escolha consciente da banda, mas confesso que ela não desceu bem aos meus ouvidos.

Como saldo final temos um disco apenas ok e sem maiores momentos de brilhantismo, e que fica abaixo do que os músicos envolvidos já entregaram em suas carreiras, infelizmente.

Comentários