Review: Blackberry Smoke - Find a Light (2018)


Principal nome do southern rock atual, o quinteto norte-americano Blackberry Smoke lançou no último dia 6 de abril o seu sexto disco, Find a Light. O trabalho é o sucessor de Like an Arrow, que saiu em outubro de 2016.

A banda continua centrada na figura de seu vocalista, guitarrista e principal compositor, o competentíssimo Charlie Starr. Ele é o showman do quinteto, que conta ainda com a guitarra de Paul Jackson, o teclado de Brandon Still, o baixo de Richard Turner e a bateria Brit Turner.

O legado do southern rock está profundamente impregnado no DNA do Blackberry Smoke, e isso significa que você ouvirá um representante direto da linhagem da Allman Brothers Band e, principalmente, do Lynyrd Skynyrd. O que passa longe de uma cópia, como quem já escutou o Blackberry Smoke uma única vez na vida sabe bem. Pitadas de Tom Petty, Bob Seger e até mesmo de Crosby, Stills, Nash & Young ficam evidentes no caldeirão de influências do grupo, que vai do groove ao mais puro southern rock sem cerimônia.

Beirando as duas década de estrada - a banda nasceu em 2000 -, o Blackberry Smoke mantém-se fiel à sua sonoridade e evolução. O forte do grupo, na verdade, está nas canções de Charlie Starr, um cara tradicionalista e que tem um talento incrível como compositor, enchendo suas canções com boas melodias, pontes e refrãos pegajosos.

Find a Light entrega, no fim das contas, uma bela viagem pelo puro rock norte-americano com direito a um boogie pra bater o pezinho logo na abertura (“Flesh and Bone”), uma homenagem ao Lynyrd Skynyrd (“I'll Keep Ramblin’” e suas guitarras faiscantes) e algumas lindas baladas country de lambuja (“Seems So Far” é uma pequena joia).

Mais uma vez o quinteto de Atlanta entregou um grande disco. A solidez da carreira desses caras é algo raro no rock atual, assim como a pegada old school que Starr e sua turma seguem mantendo em seu som. 

Comentários

  1. Banda excelente. E essa bolacha é uma das melhores coisas que ouvi ano passado. Vida longa ao southern rock... Vida longa ao Blackberry Smoke. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.