Review: Cavalera Conspiracy - Psychosis (2017)


Faço parte da turma que não curtiu Pandemonium (2014), terceiro álbum do Cavalera Conspiracy. A sonoridade suja e a mixagem abafada do contribuíram para que a minha avaliação do disco fosse bastante negativa. Por isso, fui com um pé atrás conferir Psychosis, quarto trabalho da banda dos irmãos Max e Iggor.

E é bom quando uma expectativa negativa é quebrada. Psychosis, lançado em novembro de 2017 lá fora e que ganhou edição nacional pela Hellion Records, fez com que eu esquecesse a imagem negativa deixada pelo álbum anterior. Ao invés de Max na produção, temos Arthur Rizk regulando a mesa de som. O guitarrista Marc Rizzo, parceiro de longa data dos Cavalera, completa o trio central da banda, que ainda contou com o próprio Rizk no baixo, além de diversas participações.

De modo geral, Psychosis é o disco menos experimental do Cavalera Conspiracy. Não temos em nenhuma das suas nove músicas o lado mais inovador que levou Max a ser reconhecido tanto no Sepultura quanto no Soulfly. O que não quer dizer, necessariamente, que estejamos diante de um disco menor, o que realmente não é verdade. 

Dá pra dizer que Psychosis é o trabalho mais convencional do Cavalera Conspiracy, e talvez o mais extremo da banda. As canções passeiam pelo espectro do thrash metal, com algumas aproximações com o death. Iggor insere algumas batidas tribais bastante sutis, principalmente nas viradas de bateria, enquanto o trabalho de guitarra não tem nada de “noise" e é bem focado na pegada tradicional tanto do thrash quanto do death metal. “Hellfire" tem uma característica mais industrial que contrasta com o restante do tracklist, assim como a atmosférica faixa título, enquanto em outros momentos, como na ótima “Judas Pariah”, o Cavalera Conspiracy abraça o seu lado death metal sem medo e nem receio.

Psychosis é um bom disco com músicas fortes como “Insane”, “Terror Tactics”, “Impalement Execution” e “Judas Pariah”, que soa muito superior ao álbum anterior do Cavalera Conspiracy e mantém esse projeto de Max e Iggor ainda atraente e interessante para os fãs.

Comentários