Review: Outros Bárbaros - Outros Bárbaros (2018)


Não há muita referência ao rock produzido em Florianópolis fora dos limites da Ilha da Magia e de Santa Catarina. O que é uma injustiça, já que a capital catarinense possui uma cena musical bastante interessante, apesar de pouco conhecida no resto do Brasil.

Alguns dos principais nomes dessa cena uniram forças em uma nova banda que chegou, literalmente, chegando. O Outros Bárbaros é formado por Maurício Peixoto (vocal e guitarra), Roberto Bez (piano elétrico, órgão e sintetizador), Eduardo Lehr (baixo) e Quinho Mibach (bateria). Um quarteto experiente e com passagem por bandas como Aerocirco, Papo Amarelo, Eletrolíticos e Os Berbigão. 

O primeiro disco, auto-intitulado, chega mostrando uma banda madura e pronta, como era de se esperar. São dez faixas redondas, incluindo uma versão para “A Pílula Certa”, gravada anteriormente pelo Aerocirco. O que o grupo entrega é um pop rock muito bem feito, com melodias fortes, letras com discurso claro e refrãos pegajosos, como o bom pop deve ser. E, no meio disso tudo, influências de MPB, soul e blues que tornam a sonoridade ainda mais rica e interessante.


Outros Bárbaros, o disco, está cheio de canções prontas para caírem na boca de quem gosta de boa música. São várias faixas com enorme potencial para virarem hits, o que só atesta a grande capacidade de composição do quarteto, tendo Maurício Peixoto à frente, o autor de todas as faixas. A produção é outro acerto, dando à banda uma sonoridade atual e orgânica, pulsante e bastante dinâmica. A maneira como o piano elétrico, o órgão e os sintetizadores são encaixados nas canções faz com que um bem-vindo acento de psicodelismo permeie a música do grupo.

Entre as faixas, destaques para a linda “O Que Eles Querem”, que critica de forma inteligente a acensão do pensamento conservador e de direita que assistimos todos os dias no Brasil. Essa música possui uma letra muito bem escrita e um arranjo que mostra o imenso potencial do Outros Bárbaros. Além disso, gostei muito também do pop grudento de “Afasto de Mim” e “Areia e Pó", o blues “Amor Delinquente”, “Cimento, Ferro e Caos”, “Dias Ruins” e “Não Há” - como disse, o disco soa como uma coleção de hits prontos.

O álbum será lançado nos apps de streaming dia 12 de junho e banda planeja um financiamento coletivo para o segundo semestre, para que cópias físicas possam ser produzidas. Basta ouvir o álbum para não pensar duas vezes: vale a pena fazer com que o Outros Bárbaros chegue aos ouvidos de todo mundo que ama a música.

Comentários