Passando a Limpo: The Cure


O The Cure foi formado em 1976 e sempre teve no vocalista e guitarrista Robert Smith a sua figura principal. O icônico compositor, líder da banda e cuja imagem com cabelos desgrenhados, pele pálida e batom vermelho é uma das mais reconhecíveis do pós-punk, segue na ativa com o grupo, para alegria dos fãs.

Em uma carreira de mais de quatro décadas, o The Cure lançou 13 discos, 5 álbuns ao vivo, 11 compilações, 10 EPs e 37 singles, todos pelas gravadoras Geffen e Fiction Records. A banda também lançou 10 VHS/DVD e gravou 43 videoclipes. A turma de Robert Smith venceu duas vezes o Brit Awards (Melhor Clipe por “Lullaby" em 1990 e Melhor Banda Inglesa em 1991), foi indicada a dois Grammys (ambos na categoria de Melhor Álbum Alternativo: em 1993 com Wish e em 2001 com Bloodflowers) e venceu o MTV Video Music Awards em 1992 com o clipe de “Friday I’m in Love”.

Abaixo está uma playlist com 35 músicas organizadas em ordem cronológica e que traz canções que vão da estreia Three Imaginary Boys (lançada em maio de 1979) até o trabalho mais recente, 4:13 Dream, que saiu há dez anos, em outubro de 2008. No final coloquei também algumas faixas do excelente álbum de remixes Mixed Up (1990), que trouxe releituras de clássicos do grupo.

Pra você que quer conhecer mais sobre uma das bandas mais icônicas e influentes do rock dos anos 1980, essa playlist é uma ótima porta de entrada. E pra você que já é fã do universo sonoro de Robert Smith, fica o convite para embarcar também nessa jornada musical.

Comentários