Quadrinhos: Lumberjanes - Um Plano Terrível, de Noelle Stevenson, Shannon Watters e Carolyn Nowak


Uma das minhas maiores queixas como leitor de quadrinhos é a quase inexistência de títulos da Marvel e DC voltados para o público infantil. A partir da chegada do mercado direto na primeira metade dos anos 1980 e que mudou a forma como os quadrinhos passaram a ser vendidos nos Estados Unidos, o foco das duas editoras mudou para o público colecionador, formado em sua imensa maioria por leitores na faixa dos 20, 30, 40 anos ou mais. Meu filho de 10 anos adora quadrinhos, mas é difícil encontrar revistas para ele ler. Com exceção de HQs como Homem-Aranha e Os Campeões, mangás como One-Punch Man e as Graphic MSP, é muito difícil encontrar quadrinhos que sejam voltados para a sua idade.

Por isso, um título como Lumberjanes é tão importante. Já havia lido sobre a série criada por Noelle Stevenson e vencedora de dois prêmios Eisner, porém ainda não tinha lido a série. E fiquei muito feliz após terminar Um Plano Terrível e ver que as minhas mais altas expectativas foram alcançadas.

Um Plano Terrível dá sequência a Cuidado com o Sagrado Gatinho (compre com desconto aqui) e Amizade é Tops! (compre com desconto aqui), os dois primeiros encadernados que a editora Devir colocou nas bancas e livrarias do país. O que temos é a história de um grupo de meninas escoteiras pré-adolescentes que vivem aventuras cheias de seres fantásticos e muita ação. Com diálogos muito bem escritos e uma sensibilidade nata para falar com garotas (e também garotos) naquela fase complicada entra a infância e a adolescência, Noelle e Shannon Watters entregam uma HQ divertidíssima que trata sobre amizade e é inclusiva de maneira absolutamente natural.



Neste terceiro volume, acompanhamos o grupo de amigas formado por Mal, Molly, Jo, April e Ripley em mais um dia no acampamento de escoteiras. Enquanto Mal e Molly saem para um piquenique e descobrem um mundo literalmente fantástico, o trio restante tenta desesperadamente conquistar distintivos que as coloquem em destaque entre as demais escoteiras. A arte de Carolyn Nowak é expressiva na medida certa, com cores marcantes e uma narrativa gráfica leve e bastante dinâmica. A participação de Faith Erin Hicks, Brittney Williams e Felicia Choo enriquece ainda mais a história com a inserção de ilustrações com traços distintos no meio da trama e que agregam muito ao roteiro.

Dona de uma capacidade invejável de entender e conversar com o público ao qual se dirige, Lumberjanes: Um Plano Terrível é uma HQ muito acima da média e totalmente diferenciada em relação ao que temos nas bancas e livrarias brasileiras. Um título voltado para o público feminino pré-adolescente, mas que pode ser apreciado por leitores de qualquer sexo e idade, e que possui um papel importante em uma sociedade que teima em ser cada vez menos inclusiva e mais retrógrada. Na verdade, pelos temas que propõe e pela qualidade que apresenta, Lumberjanes deveria ser muito mais celebrada tanto pelo público quanto pela imprensa voltada aos quadrinhos aqui no Brasil. É um título excelente, e que deveria chegar a muito mais leitoras e leitores do que, efetivamente, chega.

Se você tem filhos, está aqui algo que eles deveriam ler. E você também irá se divertir pra caramba, eu garanto.

Compre com desconto abaixo:

Comentários