Livro: Pancadaria - Por Dentro do Épico Conflito Marvel vs. DC, de Reed Tucker


Há poucos livros sobre a história das grandes editoras de quadrinhos norte-americanas publicados aqui no Brasil. Com exceção de Marvel: A História Secreta, de Sean Howe, e mais um ou outro título, o leitor brasileiro de HQs não tem muitas fontes para saber mais sobre a trajetória da DC e da Marvel.

Neste sentido, Pancadaria - Por Dentro do Épico Conflito Marvel vs. DC, é um oásis no meio de um deserto. Escrito pelo jornalista norte-americano Reed Tucker, o livro foi publicado o Brasil pelo selo Fábrica 231, da editora Rocco, e é leitura obrigatória para qualquer apreciador da nona arte.

Tucker conta como surgiu e se desenvolveu a rivalidade corporativa entre as duas maiores editoras de quadrinhos dos Estados Unidos e, por consequência, do planeta. A disputa eterna entre a preferência dos leitores é o tema central, mostrando as estratégias desenvolvidas por ambas para suplantar a concorrência.

Um dos pontos mais atrativos está logo no início, com o autor contando sobre o surgimento da DC e em como a editora se tornou o que é. Esse ponto merece destaque justamente pelo que comentei lá no início do texto: aqui no Brasil há uma escassez bibliográfica sobre o assunto, e não temos nada publicado sobre como uma das maiores editoras de HQs do planeta nasceu e se desenvolveu. Tucker faz esse favor para o leitor, e desde o começo deixa claro a principal diferença entre a DC e a Marvel: enquanto a casa do Batman e do Superman sempre foi mais corporativa e tradicional, o lar do Homem-Aranha e dos Vingadores se destacou justamente por quebrar os paradigmas que a própria DC ajudou a criar.


As mais de 300 páginas de Pancadaria estão cheias de deliciosas e quase inacreditáveis histórias de bastidores, e que irão fazer a alegria dos leitores de quadrinhos. Além da disputa entre as duas empresas, Reed detalha como foi a criação de inúmeros personagens, como aconteceram as mudanças de mercado ao longo das décadas, o que levou ao surgimento de títulos que mudaram a indústria (como Cavaleiro das Trevas, Watchmen, X-Men) e diversos outros pontos.

O texto de Tucker é leve e fácil de ler, com uma dinâmica bastante atraente e que entrega muitas, mas muitas mesmo, informações sobre a Marvel, a DC e toda a indústria de quadrinhos. Há literalmente centenas de depoimentos de artistas, escritores, executivos, lojistas e leitores, formando um painel bastante completo sobre a disputa que, de certa forma, construiu a indústria.

Pancadaria é uma leitura saborosa e que preenche uma lacuna no mercado brasileiro. Um livro ótimo, que ganhou uma bela edição nacional e que tem lugar reservado na estante de todo fã de HQs. Fã esse que há muito tempo já sabe: nesta disputa entre as editoras, o maior vencedor é sempre o leitor.

Compre com desconto aqui

Comentários