Quadrinhos: Yellow Submarine, de Bill Morrison


Além de ser uma das músicas mais conhecidas e simpáticas dos Beatles, Yellow Submarine também é o nome de um filme em animação lançado pela banda inglesa em 1968. Concebida pelo quarteto e roteirizada por Lee Minoff, Al Brodax, Jack Mendelsohn e Erich Segal, a animação foi dirigida por George Dunning e é considerada um marco da psicodelia dos anos 1960.

A história é repleta de fantasia e apresenta uma terra encantada chamada Pepperland, que vive em paz e harmonia até a chegada dos Malvados Azuis, vilões vindos das montanhas e que odeiam a música e tudo que ela proporciona. O filme conta com vários clássicos dos Beatles como “Eleanor Rigby”, “Lucy in the Sky with Diamonds” e “All You Need is Love”, e teve a sua trilha sonora lançada em janeiro de 1969. Aclamado pela crítica, recebeu um prêmio especial no New York Film Critics Circle Awards em 1968 e também o Hugo Awards de Best Dramatic Presentation em 1969. Além disso, a trilha recebeu o Grammy de Best Original Score em 1970.

Todo esse legado foi retomado pelo roteirista e ilustrador Bill Morrison (ex-editor da revista MAD, ilustrador da Disney e dos Simpsons e diretor de Futurama) em uma adaptação para os quadrinhos de Yellow Submarine publicada pela Titan Comics em agosto de 2018 nos Estados Unidos e lançada no final do ano passado aqui no Brasil pela Darkside Books.




Como era de se esperar, a transposição do filme para as páginas da HQ mantém o ar psicodélico e lisérgico original, apresentando uma explosão de cores vibrantes e que ganha ainda mais força devido ao traço singular dos personagens, com Morrison emulando a concepção artística presente no filme de 1968. A história funciona como apresentação de um dos maiores clássicos da cultura pop para uma nova geração de leitores, e também para uma parcela do público que não consome música e não está familiarizado com a obra dos Beatles, mas é apaixonado por quadrinhos.

A edição da Darkside Books vem com capa dura e formato gigante (20x30 centímetros), 112 páginas e com o acabamento e produção gráfica de alto padrão característicos da editora. 

Essa HQ é, por fim, um marco tanto pela celebração de um dos maiores clássicos do quarteto formato por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, quanto por apresentar a um novo público a história multicolorida de suas páginas e também por servir de porta de entrada para toda uma parcela fãs de música que não estão habituados a ler quadrinhos e que podem, a partir desta experiência, perceber o quão incrível é este universo e como as HQs são uma mídia que vai muito além do público infantil, como muitos ainda acreditam equivocadamente.

Coloque a trilha de Yellow Submarine, aumente o volume e leia em alto e bom som!

Compre com desconto abaixo:

Comentários