Identidade de gênero é uma das discussões do nosso tempo. E ela não envolve, necessariamente, desejo sexual. Trata-se da questão de uma menina se enxergar como um menino, e vice-versa. É complexo, profundo e afeta enormemente a vida de quem não consegue olhar para o seu corpo e se enxergar com realmente se vê.
Justin, da autora francesa Gauthier, é uma HQ que está sendo lançada no Brasil pela editora Nemo e aborda justamente esse assunto. Narrada com grande sensibilidade, mas jamais soando piegas, Justin mostra todo o processo da garota Justine para se relacionar com o mundo. Mostra situações familiares, médicas e de amizade, e como a relação com as pessoas é fundamental para a aceitação de quem você realmente é.
A autora usa elementos antropomórficos para construir os personagens, e sua arte simples faz com que o leitor mantenha o foco na história da "menina-menino", como Justine/Justin se define em determinado momento.
É uma HQ curta, porém fundamental para esses tempos em que vivemos, onde questões pessoais como a identidade de gênero, que diz respeito apenas ao próprio indivíduo, não são entendidas por grande parte da sociedade e ficam ainda mais nebulosas com a interpretação religiosa e conservadora que tomou conta do Brasil.
Excelente, e mais um belo lançamento da editora Nemo.
Compre com desconto abaixo:
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.