As 50 melhores músicas do Fleetwood Mac


Dono de um dos catálogos mais impressionantes de todos os tempos, o Fleetwood Mac colecionou hits durante a sua carreira. A banda, que nasceu em Londres, possui duas fases bastante distintas. A primeira é voltada para o blues, com o guitarrista Peter Green à frente. Este período foi de 1968 a 1974. 

Em 1975 o grupo passou por uma reformulação com a chegada da vocalista Stevie Nicks e do cantor e guitarrista Lindsey Buckingham (na época um casal), e mudou-se de maneira definitiva para os Estados Unidos. Essa mudança se refletiu também na música, que passou a ser um pop repleto de harmonias vocais, melodia e refrãos inesquecíveis.

Ao longo de sua história, o Fleetwood Mac colocou 27 singles nas paradas, teve 4 álbuns no número 1 e superou a marca de 100 milhões de discos vendidos.


Abaixo você encontra uma playlist com as 50 melhores canções da banda, porém ela possui algumas características. A primeira, e mais importante, é que ela é focada no período a partir de 1975 – ou seja, no período mais pop do grupo. Essa escolha se deu por um critério inteiramente pessoal, pois sou fascinado pela sonoridade da segunda fase da carreira do quinteto e quis dividir essa paixão com vocês. 

O segundo ponto é que decidi incluir nesse levantamento também os principais sucessos das carreiras solo de seus integrantes, então você terá canções dos discos de Stevie Nicks, Lindsey Buckingham e Christine McVie presentes. 

E o terceiro ponto é que a pesquisa foi feita tendo como base outras matérias semelhantes e também através da audição de todos os discos do grupo. O resultado final, e a ordem das músicas, é uma questão puramente pessoal. Ah, e as faixas estão organizadas em ordem decrescente, indo da número 50 até chegar à número 1.

Algumas curiosidades: o disco com mais músicas na lista, como não poderia deixar de ser, foi Rumours (1977). O álbum mais vendido da banda, com mais de 30 milhões de cópias nas coleções de todo o planeta, emplacou 12 músicas no top 50. A seguir temos Tusk (10), Fleetwood Mac (8), Mirage (5), Tango in the Night (4) e Say You Will (2). Como a banda sempre gostou de incluir gravações inéditas em suas coletâneas, temos aqui 3 músicas vinda de 50 Years - Don't Stop (2018) e 1 de Greatest Hits (1988). E fechando a conta, 2 músicas de Bella Donna (Stevie Nicks), 1 de Law and Order (Lindsey Buckingham) e 1 do álbum que Lindsey e Christine McVie gravaram juntos em 2017, além de 1 faixa presente no ao vivo Live, de 1980.


Vale mencionar que o Fleetwood Mac segue na ativa e está em turnê atualmente. A formação da banda passou por uma alteração em 2018, quando Lindsey Buckingham deixou o grupo por divergências com os demais integrantes. Ele foi substituído pelo vocalista e guitarrista neo-zelandês Neil Finn, ex-Crowded House, e pelo guitarrista Mike Campbell, parceiro de longa data de Tom Petty no The Heartbreakers.

Dê play e descubra uma banda absolutamente incrível, que irá iluminar o seu dia e alimentar o seu coração.

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.