Por que você ouve música?


Recentemente, lancei uma pergunta tanto na página quanto no grupo da Collectors Room no Facebook: por que você ouve música? Só isso, mais nada. O objetivo era simples: tentar extrair das pessoas uma resposta instantânea sobre os motivos que nos levam a amar tanto essa arte sem igual que é a música.

Selecionei as melhores respostas abaixo, e elas montam um painel de percepções pessoas e coletivas que tenta responder esse questionamento.

Pra ficar vivo! Sem ela ia ser uma chatice sem fim. Ontem fiquei feliz porque consegui ouvir 3 discos inteiros! (risos)
Tiago Rolim - São Bernardo do Campo (SP)

Pra me sentir vivo. Música é a melhor das terapias, me dá energia e me faz melhor como indivíduo.
Maurício Goulart - Goiânia (GO)

Sem música a alma fica órfã.
Rodrigo Vilela - Rio de Janeiro (RJ)

Combustível da alma, faz parte do meu ser. Não me imagino sem música. Acho que é uma forma de encarar a vida mais leve.
Lucas Martinelli - Orlândia (SP)

Por prazer, pra chorar, pra sentir raiva, extravasar . Lembrar de alguém,  de algum lugar, de uma época. Pra dançar, até pra criticar aquela música. Enfim , pra tudo.
Glauco Erlon - Jaú (SP)

Para aliviar a alma e dar energia à vida.
Alexandre Rodrigues Gomes - São José do Rio Preto (SP)

Porque é alimento pra alma, é combustível, é a matéria prima necessária para suportar a vida.
Marcel Bittencourt - Porto Alegre (RS)

Por prazer, emoção, aprendizado, mas principalmente porque tenho um caso de amor eterno com ela.
Norival Nascimento - Uberlândia (MG)

Assim como o alimento, o oxigênio e a água são alimentos para o corpo, a música é o alimento da alma.
Luis Fernando Ribeiro - Florianópolis (SC)

Torna a vida melhor. Não me vejo sem música em nenhum dia da minha vida. Pra sair, ficar em casa, torna tudo melhor.
Pedro Henrique - Cabo Frio (RJ)

Não ouço apenas por ouvir sem prestar atenção. Ouço porque busco um sentimento, uma verdade nas bandas que estou descobrindo, o mesmo sentimento e verdade nas bandas que gosto. Aquela música que arrepia e faz cantar junto. Música não pode ser igual de porta de loja ou de supermercado, que você ouve sem atenção. Precisa fazer parte da vida sentimental.
William Correa - Guarapuava (PR)

Para ficar mais alegre, para conhecer novos artistas, para espantar as tristezas, para dar aquela força antes de arrumar a bagunça da casa, para não ouvir o barulho da vizinha. Enfim, música é o meu remédio para tudo!
Lilian Martins - Florianópolis (SC)

Para ressuscitar lembranças, apaziguar o medo, a saudade e a dor. Para também ficar alegre e me inspirar.
Sayonara Melo - Manaus (AM)

Porque a música é a melhor criação que o homo sapiens foi capaz de criar. Não, ele não criou, ele descobriu. Tal qual as ondas de rádio, foi uma descoberta, não? As baleias cantam, meu coração pulsa com música. Falando sério, não dá pra viver sem música. Melhor: não dá pra viver de forma plena e correta sem música. E aqui me refiro a você que se emociona com uma melodia do Geraldo Azevedo, do Daft Punk e do peso brutal da música do maestro Richard Wagner (o verdadeiro pai do heavy metal). Pois é, nem consegui dizer por que gosto de música ...
Elvio Paiva Moreira - Itacoatiara (AM)

E você, por que ouve música? Coloque a sua resposta nos comentários.


Comentários

  1. No meu caso a resposta é bem simples (mas complexa ao mesmo tempo): é o tipo de Arte que mais me atrai depois do Cinema, por ser de muito mais fácil acesso (em qualquer local que eu esteja desde pequeno sempre dei meu jeito de ouvir música onde estivesse), é um excelente passa tempo (no sentido de ser uma higiene mental pois você pode ir dos estilos mais calmos aos mais agressivos, de acordo com seu humor), é uma excelente maneira de dividir e expressar emoções próprias (interligando o que você sente com o que você escuta nas letras e melodias) e também é ótimo pra você guardar épocas bacanas de sua vida por associação (cada vez que ouve uma letra ou melodia você se lembra de um ano ou uma década em específico). E claro, você tem os Músicos que são Artistas muito mais expressivos que Atores e Atrizes, pois as Emoções que eles emanam ao tocarem seus instrumentos são Autênticas, do profundo do ser Humano, e isso faz muito bem a quem ouve. Essa é minha resposta.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela enquete e obrigado por selecionar minha resposta dentre as melhores.
    Um forte abraço!
    Viva à música!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.