Quadrinhos: Paciência, de Daniel Clowes (2017, Nemo)


Publicada em 2016 nos Estados Unidos e um ano depois no Brasil, Paciência é o mais recente trabalho do quadrinista norte-americano Daniel Clowes, um dos maiores nomes do quadrinho independente e underground. Autor de clássicos como Ghost World e da incrível Wilson, em Paciência Clowes conta uma história de amor – nada convencional, mas acima de tudo uma história de amor.

Na trama acompanhamos o relacionamento entre um jovem casal, que é interrompido após o assassinato repentino de garota, chamada Paciência. A partir daí, a dor e o inconformismo tomam conta da parte que restou, com Jack, o marido sobrevivente, entrando em uma espiral cada vez mais surreal em busca do responsável pela morte de sua amada. E quando você acha que já sabe para onde a história está indo, é surpreendido pela genialidade de Clowes.

O autor insere a viagem no tempo como ferramenta central da busca de Jack. Porém, esse artifício acaba se tornando muito mais profundo, pois leva o personagem de volta ao passado e às origens de seus medos, ao mesmo tempo em que faz com que ele mergulhe na história de sua amada, cuja trajetória anterior ao encontro entre ambos lhe era totalmente desconhecida, e por opção própria. Clowes brinca com os clichês comuns às viagens temporais (“se eu alterar algo no passado, mexerei com todo o futuro”) e carrega no surrealismo e até mesmo no psicodelismo em sua arte, seja através do uso de uma paleta de cores extremamente vibrante ou com ilustrações que parecem saídas de uma viagem alucinógena.




O roteiro é muito bem construído e não apresenta pontas soltas, ligando presente, passado e futuro em uma mesma linha temporal e mostrando que o amor transcende tudo. Apresentando questionamentos filosóficos e existenciais, Clowes conta uma história pra lá de original e que bate forte no peito do leitor. Um dos melhores trabalhos dessa brilhante artista, e que em breve ganhará uma adaptação para o cinema, assim como já aconteceu com duas obras duas, as já citadas Ghost World e Wilson.

A edição publicada pela Nemo conta com 180 páginas, formato 10x25, capa brochura com orelhas informativas e papel off-set, em um ótimo trabalho tanto gráfico quanto editorial.

Paciência é uma graphic novel obrigatória em uma coleção de quadrinhos que se preze.

Compre com desconto abaixo:

Comentários