Review: Uriah Heep – Living the Dream (2018)



Existe uma parcela do público que acha que o rock pesado dos anos 1970 se resumiu a apenas três bandas: o famoso trio Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Porém, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento sobre o assunto sabe que as coisas não foram bem assim. Bandas como Grand Funk Railroad, Rainbow, Thin Lizzy, Blue Öyster Cult, Wishbone Ash, Budgie e inúmeras outras também fizeram história naquele período e foram vitais para o desenvolvimento da música pesada. Uma das maiores foi o Uriah Heep.

Formado em Londres em 1969, o grupo está na ativa até hoje e lançou em 2018 o seu vigésimo-quinto álbum, Living the Dream, que está sendo disponibilizado em CD pela Hellion Records aqui no Brasil. Pra quem nunca ouviu a banda, pode-se dizer que há uma certa semelhança entre a sonoridade do quinteto liderado pelo guitarrista Mick Box e o Deep Purple, tanto pela presença de elementos prog quanto pela elevação do teclado ao grau de protagonismo, dividindo espaço com a guitarra. O resultado é uma hard rico em melodia, harmonias e mudanças de dinâmicas, que possui uma camada densa e sempre preenchida e que, depois de cinquenta anos de estrada, continua soando pesado e atraente.

Além da Box, a banda conta com Bernie Shaw (vocal), Phil Lanzon (teclado), Davey Rimmer (baixo) e Russell Gilbrook (bateria), um time experiente e entrosado, que não precisa provar nada pra ninguém e segue na estrada por puro amor à música. Esse aspecto é o responsável por fazer um álbum como Living the Dream, gravado por uma banda veterana como o Uriah Heep, soar refrescante e extremamente agradável aos ouvidos. Há um certo clima on the road propiciado pelos solos de guitarra e teclado, que transportam o ouvinte para uma estrada repleta de sons maravilhosos.

O Uriah Heep explora as mais diferentes facetas de sua sonoridade, indo desde o lado mais agressivo e viajante dos anos 1970 até os flertes com o mercado norte-americano na década de 1980. Ou seja, temos momentos de selvageria instrumental e vocais agressivos lado a lado com canções onde a melodia é dominante e a acessibilidade é consciente.

Living the Dream é um dos melhores álbuns do Uriah Heep. Um disco maduro, sólido e feito por músicos apaixonados para fãs fiéis. É uma banda dividindo a alegria de viver o seu sonho, e transformando isso em música de inegável qualidade.

Ouça, você vai curtir.

Comentários