Review: King Diamond – Songs for the Dead Live (2019)



King Diamond é uma das maiores lendas vivas do metal. Tanto no Mercyful Fate como em sua carreira solo, o vocalista dinamarquês estabeleceu novos parâmetros para o som pesado, seja através da união entre letras inspiradas em filmes de terror a melodias sempre agradáveis, seja pela dramaticidade e pelo aspecto teatral de suas performances. Isso sem falar no timbre extremamente agudo e característico.

Songs for the Dead Live traz dois shows realizados por Diamond nos anos de 2015 e 2016, respectivamente no Fillmore da Philadelphia e no festival Graspop Metal Meeting. O material acaba de sair no Brasil pela Hellion Records em um box triplo trazendo 2 DVDs e 1 CD, além de um pôster exclusivo.

Sem exagero, dá pra afirmar sem medo que Songs for the Dead Live é o trabalho ao vivo definitivo da carreira de King Diamond. Musicalmente, a performance é irretocável. A banda formada por Andy LaRocque (guitarra), Mike Wead (guitarra), Pontus Egberg (baixo) e Matt Thompson (bateria) é excepcional. A interação entre as guitarras, as mudanças de climas, o peso e a precisão que cerca a execução de todas as músicas é exemplar e quase didática, em um trabalho com cara de referência. Diamond e seus asseclas estabeleceram um nível altíssimo, e quem vier a partir de agora que se vire para superar.

Mas o grande trunfo está na parte em vídeo. Songs for the Dead Live é um dos mais impressionantes registros em vídeo da história do metal. A produção, a fotografia, a direção de arte, a iluminação, a edição e tudo mais é brilhante, traduzindo de maneira sublime a estética sombria e soturna do estilo. King Diamond, que nunca foi apenas um cantor mas sim um performer completo, atuando e encarnando diferentes personas em cima do palco, dá uma aula de como incorporar vários papéis durante todo o show. Junta-se a isso uma ambientação e um cenário de palco minuciosamente produzidos, mais a presença de outros atores que surgem no palco durante as canções, e temos um resultado final que soa muito próximo do que o metal, como gênero musical, pode render em palcos teatrais emblemáticos como a Broadway, por exemplo. O que King Diamond fez é algo próximo de uma ópera com peça de teatro, e que serve de universo para as suas tétricas canções.

O setlist dos shows é similar e conta com músicas da banda de King e também do Mercyful Fate, como as clássicas “Melissa” e “Come to the Sabbath”, destaques ao lado das ótimas “Eye of the Witch”, “Them”, “Funeral” e “Abigail”, entre outras.

A edição da Hellion vem em um box muito bem produzido e que mostra o cuidado especial que o selo tem tido com os seus lançamentos, além de um grande respeito com o fã e colecionador que segue comprando itens originais e mantendo a mídia física viva.

Songs for the Dead Live é um item obrigatório para qualquer fã de metal, seja pelas músicas que apresenta, pela performance absolutamente arrebatadora ou pelo nível inédito alcançado em cima de um palco. Mesmo você não sendo um grande fã de King Diamond – como é o meu caso, admito – vale a pena conferir, porque é um trabalho tão fora da curva que basta um único vislumbre para perceber o quão especial ele é.

Nota máxima, com louvor.

Comentários

  1. Ótimo DvD! Um dos destaques pra mim foram os backing vocals da esposa do King Diamond nas partes mais agudas, deixaram as canções em alguns momentos superiores às suas versões originais em estúdio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.