A História do Heavy Metal – Capítulo IV: O Death Metal


Em vários aspectos, o thrash metal foi um ponto de partida e um divisor de águas para o metal. Em primeiro lugar, eliminou fortemente a influência do blues mas, especialmente, abriu espaço para a expressão inadvertida da raiva e da violência contida nos seus compositores. A partir do thrash o metal se desenvolveu para novos horizontes, ampliando ainda mais a brutalidade, já que essa regra havia sido rompida. Se alguém fosse fazer a pergunta “o que define o death metal?” no que diz respeito as suas primeiras bandas, a resposta seria bastante óbvia. A maioria de todas as facetas da estética do death metal inicial despejava com uma paixão esmagadora descrições severas e fantásticas da violência. Era uma música provocativa e despreocupada que se afastou do mainstream através de representações gráficas e uma total falta de qualquer sombra de sutileza. Seguindo os passos de antepassados do thrash como Venom e Slayer, o death metal emergiu com força total no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 como uma forma de metal ainda mais visceral, caótica e agressiva do que o thrash, empurrando os componentes técnicos e líricos do metal para novos extremos.

O death metal levaria a velocidade do thrash mais alguns passos adiante, concentrando-se em distorções de guitarra mais pesadas, baterias de pedal duplo, várias mudanças abruptas de tempo e criação de vocais guturais profundos. Eles também levaram os temas líricos do metal em uma direção muito mais sinistra. As canções incluem os assuntos de hiper-violência, horror, assassinato, satanismo, misticismo, anti-religião e política. Há alguma discussão sobre de onde o termo death metal veio, mas a maioria dos fãs acreditam que veio da demo 1984 da banda Possessed, que continha uma faixa chamada "Death Metal". O vocalista, Jeff Becerra, disse que inventou o termo para um paper de uma aula de inglês do ensino médio em 1983.


A violência ganha espaço

Em 1986, Reign In Blood do Slayer chocou a todos com um trabalho de bateria de bumbo duplo rápido e feroz – ambos componentes vitais do death metal. Enquanto isso, a banda Repinds gravou seu álbum de estreia, que estava saturado com dois outros elementos do death metal: blastbeats e vocais carregados de gore.

Um problema: o registro era tão extremo que nenhuma gravadora queria lançá-lo, tornando-o estritamente uma fita de troca entre fãs. Os fãs notáveis incluíram os futuros membros de bandas como Napalm Death e Carcass.

Possessed é considerado por muitos como a primeira banda de death metal, uma vez que foram uma das primeiras bandas que derreteram o thrash metal com o estilo muito mais brutal de baterias rápidas, tremolo e vocais rosnados. Seu álbum de estreia, Seven Churches (1985), ainda é considerado um dos melhores álbuns de death metal de todos os tempos. Muitas bandas de grindcore, death e black metal citam o Possessed como uma grande influência. Por mais influentes que fosse, o Possessed só lançou dois álbuns de estúdio antes de romper em 1987. Tiveram muitas reuniões, mas não liberaram nenhum material novo.


Em 1987, o death metal finalmente tomou forma com o Scream Bloody Gore, do Death, e em 1989 Altars of Madness do Morbid Angel aumentou ainda mais a aposta, com blastbeats extremos, estruturas complexas e muitas vezes riffs e solos atonais. O Death foi uma das primeiras bandas a usar os blastbeats misturados com riffs e solos. Seu álbum de estreia, citado acima, levou o estilo mais brutal do thrash metal criado pelo Possessed e o transformou completamente em sua cabeça. Após o lançamento deste disco, Morbid Angel, Massacre, Atheist, Obituary e Deicide iriam emergir e realmente popularizar o death metal. O Death permaneceu como um dos pilares do estilo até a morte do vocalista Chuck Schuldiner, em 2001. Eles não são apenas creditados como pais do death metal, mas também como uma das primeiras bandas de death a experimentar e adicionar outros elementos e sons.

As faces do death metal

Geralmente, o death metal precoce pode ser dividido em três categorias de ênfase estilística: violência/gore, oculto/anti-religioso e progressivo/técnico. A primeira categoria foi ocupada principalmente por bandas como Suffocation, Autopsy, Obituary ou Dissection, que desencadearam um turbilhão geral de hiper-violência durante os primeiros anos do death metal. De todos os grupos de death que brilhavam no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, no entanto, nenhum deles era tão emblemático das obsessões assassinas do estilo como o Cannibal Corpse.

Em seu álbum de estreia, Eaten Back to Life, a banda colocou em exibição completa a pura brutalidade lírica, musical e estética pela qual o death metal se tornaria conhecido / amado / insultado. Durante o início dos anos 1990, o Cannibal Corpse se tornaria o padrão ouro do estilo death metal: velocidades incandescentes associadas a representações gráficas de dissecção, assassinato e canibalismo ajudaram a consolidar a reputação inicial do death como um dos produtos mais extremos do metal. Um tanto desconcertantemente, eles se tornariam relativamente populares com os ouvintes mainstream, sendo a única banda de metal que pode reivindicar créditos de atuação em um filme da série Ace Ventura. Se este fato é grande ou terrível é provavelmente um debate para outra época.


Para além dos reis do gore, bandas como o Possessed, Morbid Angel e Deicide trouxeram o oculto para o death metal com canções declarando a ascensão do Senhor das Trevas e a queda da religião organizada com álbuns bem conceituados como Altars of Madness e Legion. Mais ao norte, Immolation e Incantation adicionaram mais ferocidade anti-religiosa ao longo do início dos anos 1990, apresentando uma tese de desprezo pela religião organizada, particularmente o cristianismo. Seguindo o ímpeto do thrash, o death floresceu nos Estados Unidos:

“As outras grandes bandas da Flórida foram Deicide, Morbid Angel e Death. Todos nós estávamos fazendo a mesma coisa e não percebemos. Nós provavelmente estávamos em competição, subconscientemente. De repente, tínhamos uma cena inteira.”
Trevor Peres, Obituary


Maus lençóis: mundo não sabe lidar com o death

No Reino Unido, o Carcass tinha amadurecido consideravelmente desde seus começos grindcore, desencadeando o surpreendentemente melódico Heartwork em 1993. No mesmo ano, o Morbid Angel lançou sua obra-prima imortal, Covenant. Esta leva de popularidade levou à publicidade ruim, principalmente devido à estética sombria do Cannibal e à postura satânica do Deicide, cujo feroz frontman Glen Benton tinha uma cruz invertida marcada na testa!

O embaraçoso equívoco de que todos os fãs de death metal eram doentios e adoradores do diabo tomou conta, e o gênero foi confundido frequentemente com a cena (completamente diferente) do black metal norueguês, onde queimas de igrejas, suicídio e  assassinatos tinham ocorrido.

Hoje, o death metal é reconhecido como uma música emocionante e desafiadora que oferece aos guitarristas enormes oportunidades de expressão.


O death metal melódico

O death metal melódico nasceu em Gotemburgo, Suécia, no início da década de 1990. Bandas como Dark Tranquility e In Flames se formaram como projetos paralelos de membros de bandas de death que queriam criar um som mais harmonizado. O maior equívoco é que melódico tem a ver com o canto. Embora algumas bandas adicionassem vocais limpos intermitentes, os guturais do death ainda eram usados. A parte melódica vem em relação às guitarras harmonizadas duplas influenciadas pelo NWOBHM. O pedal de bumbo duplo tamborilando e guitarras pesadamente distorcidas continuavam o mesmo.

Carcass às vezes é creditado com o lançamento do primeiro álbum de death metal melódico, Heartwork. Mas é o lançamento, em 1995, de Slaughter of the Soul, do At the Gates, que é amplamente considerado como o momento decisivo do death metal melódico. Desde então, tornou-se uma das formas mais comercialmente bem sucedidas de death metal e ainda é extremamente popular no momento atual. Além dos pioneiros do gênero original que ainda existem hoje, algumas das outras bandas bem sucedidas do death metal melódico que continuaram e expandiram seu legado incluem Children of Bodom, The Black Dahlia Murder, Amon Amarth, Soilwork e Insomnium.


Pesado e técnico: progressivismo e technical death

Menos inclinados para tópicos anti-religiosos e relacionados ao gore estavam bandas explorando um lado mais experimental para o death metal. Atheist e Cynic,utilizando um tipo de fusão de jazz em suas composições, acrescentaram um novo foco em tecnicidade e exploração musical. Gorguts, outro gigante da cena primitiva, escreveu canções incrivelmente densas e complexas em um estilo completamente seu. Liricamente, esses grupos se concentraram na filosofia e tópicos mais existenciais do que suas contrapartes do death metal. Vocais se ramificaram para fora do padrão gutural e rugidos de outros grupos de death, com o Cynic, em particular, utilizando passagens  de vocais limpos e um vocoder para criar vocais etéreos, alienígenas, para complementar sua música.

O old school death metal era um lugar louco, cheio de bandas de talento e muito valor. Em meados da década de 1990, no entanto, a chama deste movimento no death metal estava morrendo lentamente, como líderes do gênero como Morbid Angel e Cannibal Corpse experimentando mergulhos de qualidade da produção e os grupos mais progressistas como Cynic e Atheist se dissolvendo ou deixando de liberar novos materiais. Das cinzas desta estagnação surgiu a banda que se tornaria o porta-estandarte do death metal progressivo ao longo dos anos 1990: os já citados gigantes do Death.


O papel do Death para o death metal técnico

A importância do Death na evolução do death metal não pode ser subestimada. Com seus dois primeiros lançamentos nos primeiros anos de death metal, Scream Bloody Gore e Leprosy, o Death ajudou a pioneira fórmula de gore tão proeminente nas fases iniciais do estilo. Pelo lançamento de seus álbuns Spiritual Healing e Individual Thought Patterns, no entanto, a banda começou a desviar-se de suas raízes e a entrar num território mais abstrato. Suas letras cresceram em introspecção, as artes dos álbuns se tornaram menos grotescas, e a música mais progressiva na composição. Este novo som diferenciou-se dos primeiros trabalhos do Death, incorporando uma dose pesada de passagens de baterias polirrítmicas intrincadas, um aumento no trabalho de guitarra melódica e até alguns interlúdios acústicos e instrumentais ganharam destaque, particularmente no álbum final do DeathThe Sound of Perseverance.

Parte dessa progressão no som da banda foi devido à disposição de Chuck Schuldiner em trabalhar com artistas na cena de cena menos proeminente do technical death, como Paul Masvidal e Sean Reinert, do Cynic, que trouxeram para a banda uma abordagem completamente nova para a composição. Essa alteração de estilo e conteúdo não foi apenas evidente na música. O Death alterou sua imagem para longe de temas anti-religiosos, removendo as imagens de cruz invertida e a foice de seu logotipo para seu álbum final. Tais mudanças continuariam no death metal no início dos anos 2000, após a passagem de Schuldiner e a dissolução do Death. Bandas como Immolation seguiriam o terno com estes logotipos dinâmicos, mudando da faixa e sentido lírico dos tópicos religiosos a um espectro mais largo da sociedade e da política americanas.


Em suma, technical death metal e death metal progressivo são termos relacionados que se referem a bandas distinguidas pela complexidade de sua música. Os traços comuns são estruturas de canções dinâmicas, assinaturas de tempo incomuns, ritmos atípicos e harmonias e melodias incomuns. As bandas descritas como technical death metal e death metal progressivo normalmente fundem a estética do death metal comum com elementos de rock progressivo, jazz ou música clássica. Enquanto o termo death metal técnico às vezes é usado para descrever bandas que se concentram em velocidade e extremidade, bem como a complexidade, a linha entre o death metal progressivo e técnico é tênue. Tech death e prog death, brevemente, são termos comumente aplicados a bandas como Nile, Edge of Sanity, e OpethNecrophagist, Spawn of Possession Fleshgod Apocalypse são conhecidos por um estilo de death metal influenciado pela música clássica. A banda polonesa Decapitated ganhou reconhecimento como um dos principais atos modernos de death metal técnico na Europa, e talvez o Obscura seja o principal nome contemporâneo do subgênero.


Brutal Death Metal

Os suecos do Dark Tranquility e In Flames foram protagonistas do death metal melódico, enquanto outros evitavam o estilo tradicional, como as bandas ‘-ation’ da cena: Immolation, Incantation e Suffocation. O som de bateria e percussão do último produziu o subgênero do “death metal brutal”. Após o boom dos anos 1990, novos talentos revigoraram a cena para o novo milênio.

Os titãs atemporais do death metal permaneceram tão reverenciados como sempre, mas outras influências “externas” se infiltraram, levando a diversos grupos como NileCryptopsyKrisiunMithras e Dying Fetus.

O death metal da década passada provou que o metal ainda tem ideias novas e criativas na sua manga, e que a vontade de abraçar o progresso pode produzir excelentes resultados. O progresso e a mudança podem ser temas difíceis para encontrar um terreno comum, mas nesta era de incerteza e divisão em escala global pelo menos uma coisa é evidente: o death metal está vivo e bem, e prospera em uma idade de ouro revivida da evolução, exploração e criatividade.

Referências:

Adams, Jonathan. Death in Transition – A Brief History of the Evolution of Death Metal. 2017. Heavy blog is Heavy.

Bowar, Chad. What is melodic death metal? 2016. Thought.co.

Burroughs, William S. Nova Express. New York: Grove Press, 1964. ISBN 0802133304

Dunn, Sam. Metal: A Headbanger’s Journey (Warner Home Video 2006).
Metal Descent. Death Metal.

Lee du-CaineJoel McIverA History of Death Metal: From Cannibal Corpse to Deicide, Morbid Angel to Death. 2010. Music Radar.

Ouça abaixo uma playlist especial sobre este capítulo:




Comentários

  1. Cara essas matérias sobre as origens do metal são fantásticos, vocês poderiam fazer sobre outros gêneros do rock, sobre o punk rock por exemplo, seria algo muito legal

    ResponderExcluir
  2. Análise muito boa, eu não sou dos maiores fãs de Death Metal, apesar de gostar muito Melodic DM e adorar bandas como Death, Nile e Krisiun, mas sei da importância pro Metal extremo.

    ResponderExcluir
  3. Incrível! curto bastante o Progressive e Technical Death Metal. Bandas como Beyond Creation, Obscura e Archspire são minhas favoritas!

    ResponderExcluir
  4. Mito bem explicado, apesar de não curtir muito DM
    Recentemente ouvi a nova banda Crypta e gostei muito, vai agradar bastante.

    ResponderExcluir
  5. Senti a falta de um dos gigantes do metal moderno, o GOJIRA com o seu technical death

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.