Review: Tedeschi Trucks Band – Signs (2019)



Formada em Jacksonville em 2010, a Tedeschi Trucks Band é a consumação musical do casamento entre Susan Tedeschi e Derek Trucks. Juntos desde 2001, o casal reuniu um grupo de músicos vindos do rock, do blues e do jazz, concebendo um combo de doze integrantes e múltiplas sonoridades.

Signs é o quarto álbum da banda e o sucessor de Let Me Get By (2016). Lançado em fevereiro, teve a produção assinada por Trucks ao lado de Jim Scott e Bobby Tis e traz onze canções inéditas.

Musicalmente, a praia da Tedeschi Trucks Band é o blues rock executado por uma big band. O vocal de Susan é o destaque onipresente, com uma voz rouca que cativa sem esforço. A abertura, com a ótima “Signs, High Times”, traz Susan dividindo os vocais com Mike Mattison, Mark Rivers e Alecia Chakour, que geralmente seguram as harmonias e os backing vocals, mas aqui são trazidos para a linha de frente com um resultado primoroso. O trio, principalmente Mattison, tem uma participação marcante durante todo o disco, tanto nos vocais como na composição, mostrando-se cada vez mais atuante no grupo.

A banda segue tendo como seu chão o blues, mas o blues ao modo Tedeschi Trucks Band, o que significa que ele é nada convencional e vem sempre com elementos de gêneros irmãos como o jazz, o rock e o soul, trazendo uma variedade muito saudável para as músicas. Susan Tedeschi canta de maneira cada vez mais sublime derramando doses de feeling, enquanto Derek Trucks mostra como um prodígio no instrumento (seu primeiro show como músico profissional foi aos 11 anos) se transformou em um dos melhores guitarristas das últimas décadas.

O combo encabeçado por Susan e Derek entregou um dos seus melhores álbuns explorando o universo sonoro que conduz a sua carreira desde a estreia, com Revelator (2011). 

Com menos de uma década de carreira, a Tedeschi Trucks Band escreve de maneira cada vez mais forte e definitiva o seu nome entre as grandes bandas norte-americanas. E isso, vindo de um país que deu ao mundo lendas com a dimensão da Allman Brothers, The Band e Grateful Dead, é uma conquista gigantesca, tanto para os músicos quanto para os fãs.


Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.