Lindo Sonho Delirante Vol. 3, o novo livro de Bento Araujo


O jornalista, escritor, pesquisador e colecionador de discos Bento Araujo, editor da revista poeira Zine e produtor do podcast poeiraCast, acaba de lançar uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar o seu novo livro, Lindo Sonho Delirante Vol.3: 100 Discos Corajosos do Brasil (1986-2000).

O primeiro volume do livro foi publicado em 2016, o segundo em 2018, ambos de forma totalmente independente, após bem sucedidas campanhas de financiamento coletivo.

O Lindo Sonho Delirante é uma série de livros que apresenta, através de resenhas de discos, a trajetória da música corajosa, vanguardista, experimental e psicodélica realizada no Brasil. O objetivo da série é compartilhar uma história alternativa da música brasileira, fugindo do óbvio, dos interesses da indústria e dos algoritmos das plataformas digitais.

Brasil, 1985. Fim da ditadura militar, o Rock in Rio colocava o Brasil no mapa da música pop, Tancredo Neves era eleito presidente, Ayrton Senna vencia o seu primeiro Grande Prêmio de F1 e a revista Bizz era lançada. Enquanto o rock brasileiro ganhava uma projeção jamais imaginada, revoluções musicais não paravam de acontecer no underground. É aqui que começa o terceiro volume do Lindo Sonho Delirante.

Da segunda metade da década de 1980 em diante, depois de um período de abertura política e de submissão cultural ao Primeiro Mundo, a música brasileira começou a ser redescoberta e revalorizada pelos jovens. Teve início um processo de queda de preconceitos. Músicos voltaram a experimentar, misturando as influências do exterior com as raízes brasileiras. Revoluções antropofágicas voltavam a acontecer. Houve uma retomada, uma revalorização dos discos esquecidos de artistas brasileiros. Músicos, DJs, produtores e colecionadores de discos de todo o planeta passaram a pesquisar a música brasileira além da Bossa Nova.

Seguindo o formato dos volumes anteriores, o Lindo Sonho Delirante Vol. 3 será ricamente ilustrado com reproduções das capas de todos os 100 discos apresentados. Cada disco é acompanhado de uma resenha em português e inglês, além de uma minuciosa reprodução da sua arte gráfica original.

Para saber mais sobre a campanha de financiamento acesse www.catarse.me/lsd3

Comentários

  1. Até agora não recebi minha cópia que era para ser entregue este mês e pela qual paguei em dezembro do ano passado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.