Quadrinhos: O Enterro das Minhas Ex, de Gauthier (2019, Nemo)


Descobrir, entender e aceitar a própria sexualidade é o tema de O Enterro das Minhas Ex, da quadrinista francesa Gauthier. Publicado no Brasil em 2016 pela editora Nemo, o título foi relançado no final de 2019 em uma nova tiragem.

Na HQ, Charlotte, o nome de batismo de Gauthier, relata a descoberta do corpo enquanto entra na puberdade, mostrando a sua inadequação ao que se esperava que ela fosse – e que já foi abordado pela própria autora na excelente Justin – e conta as suas primeiras experiências afetivas. O título brinca com as personagens mostradas na obra, todas meninas pelas quais Gauthier nutriu paixonites intensas à medida que ia descobrindo a sua própria sexualidade. A obra equilibra doses de sensibilidade com um humor auto-depreciativo, receita que torna a leitura divertida e leve. A arte, sempre com fundos brancos e com uma colorização em tons de azul, ajuda a criar uma atmosfera própria para a obra.



A edição segue o padrão dos títulos publicados pela editora Nemo com lombada quadrada, acabamento em brochura  e orelhas com textos complementares e biografia da autora.

O Enterro das Minhas Ex é uma HQ que conversa abertamente com o público LGBT ao mesmo tempo que apresenta as dores, problemas e questões que a descoberta da sexualidade traz para quem não se enquadra no “padrão” esperado pela sociedade. Uma leitura excelente e necessária para entendermos indivíduos e realidades diferentes daquelas em que vivemos.

Compre com desconto abaixo:

Comentários