As 50 melhores bandas da história do rock segundo a Collectors Room


Assim como fizemos na lista que escolheu quais são as melhores bandas da história do metal - veja aqui, também perguntamos aos nossos leitores quais seriam as melhores bandas e artistas da história do rock. A enquete contou com grande participação dos integrantes do nosso grupo no Facebook - faça parte aqui - e gerou um resultado que demonstra, além da popularidade dos nomes citados, o reconhecimento de legados musicais gigantescos.

Obviamente essa lista não contém bandas de heavy metal, então não estranhe a ausência de nomes como Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica e outros. Eles estão na lista que conta exclusivamente com banda de metal e foi citada no primeiro parágrafo.

Gostei bastante do resultado final, que equilibra nomes consagrados com outros não tão reconhecidos em listas do tipo.

Abaixo você confere quais são as 50 melhores bandas de rock de todos os tempos segundo os leitores da Collectors Room, e ganha também uma playlist com uma música de cada artista presente na lista. Divirta-se!

50 Foo Fighters
49 Bruce Springsteen
48 Alice Cooper
47 Rage Against the Machine
46 The Cult
45 Red Hot Chili Peppers
44 Marillion
43 The Clash
42 Rival Sons
41 Dire Straits
40 Cream
49 R.E.M.
38 King Crimson
37 Elvis Presley
36 ZZ Top
35 The Police
34 Os Mutantes
33 Nirvana
32 Pearl Jam
31 U2
30 Neil Young
29 Lynyrd Skynyrd
28 Jethro Tull
27 Eric Clapton
26 The Doors
25 Thin Lizzy
24 Whitesnake
23 Genesis
22 Bob Dylan
21 Alice in Chains
20 Creedence Clearwater Revival
19 Yes
18 Aerosmith
17 Rainbow
16 Guns N’ Roses
15 Scorpions
14 Van Halen
13 Kiss
12 Jimi Hendrix
11 Ramones
10 The Who
9 David Bowie
8 The Rolling Stones
7 Deep Purple
6 Rush
5 AC/DC
4 Queen
3 The Beatles
2 Pink Floyd
1 Led Zeppelin

Comentários

  1. Toda lista gera polêmica, mas essa é muito boa. Principalmente em relação ao "pódium".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus ... No texto de introdução eu explico claramente que existe uma lista focada apenas em heavy metal. Logicamente, é lá onde está o Maiden. Que tal ler toda a matéria antes de sair comentando?

      Excluir
    2. Esqueceram do Iron Maiden e do Black Sabbath? Isso não existe.

      Excluir
    3. Não sabe ler, cidadão? O primeiro parágrafo fala que fizemos uma lista só sobre metal, e essas bandas estão lá.

      É cada um que me aparece aqui, porra ...

      Excluir
  2. Quando eu abri a matéria e vi Foo Fighters, parei de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Atava. O cara que se dispõe a fazer um blog sobre rock e coloca FF entre os 50, deveria repensar sua função. E o Deep Purple atrás de Queen, LZ e AC/DC? O Purple é a banda que fez In Rock, Fireball, Machine Head e o melhor disco de rock ao vivo de todos os tempos - o fraquinho Made in Japan. Nada se aproxima desse registro. É por essas e outras que fica difícil ler sobre música nesse país. Se é pra publicar uma tolice dessas, melhor repensar o oficio de blogueiro.

      Excluir
    2. Aos dois: qual parte do texto, em que eu falo que a escolha é o resultado de uma pesquisa realizada entre os leitores do site, vocês não entenderam? Tá difícil, hein ...

      Excluir
    3. Relaxa aí, Seelig, porque nego fala sem ler mesmo... tão pensando que a lista é tua! Depois posta aqui um curso de leitura e compreensão pressa tchurma! Continua o excelente trabalho, meu amigo, forte abraço, e te cuida!

      Excluir
    4. É que eu acredito que, para comentar, a pessoa tem que, no mínimo, entender sobre i que está julgando. Mas eu devo ser chato e exigente demais, só pode ...

      Excluir
    5. Começar lendo, COM CALMA, para não comentar algo que não tem nada a ver com a postagem. Não é excesso de exigência, é o público que minguou intelectualmente... já a rabugice, se for o seu caso, compartilhamos! :)

      Excluir
    6. Não é rabugice. Está escrito detalhadamente como a lista foi construída. Daí vale aquela velha frase: sou responsável pelo que eu digo, não pelo que as pessoas entedem.

      Excluir
    7. É porque no geral, sou meio rabugento mesmo! Mas na medida... leitura é brabo Cadão, e a galera não presta atenção mesmo, vejo isso muito na minha profissão. Mo que vale, pra mim, aqui é o diálogo, quando respeitam né? Como eu, muitos conheceram muita coisa aqui, tipo o The Riven, que não sai do meu toca-discos, então podiam valorizar um cadinho mais o espaço...

      Excluir
    8. Rapaz, como tem nego chato hoje em dia... E pior, burro. O Mobral tem que voltar

      Excluir
  3. Não gosto de Foo Fighters, assim como também não gosto de Avenged Sevenfold e Slipknot (apesar de não serem o foco da lista). Porém, uma coisa é inegável, essas 3 bandas relativamente atuais têm uma grande relevância nos dias de hoje onde o rock está muito mal das pernas. Elas ainda atraem a atenção e um bom público. Elas são a porta de entrada para a mulecada conhecer outras bandas até melhores, sejam algumas atuais menos conhecidas ou as clássicas. Isso me lembra os anos 90 qdo o povo criticava quem gostava de Bon Jovi, Guns ou Skid Row... essas bandas abriram as portas do rock pra muita gente, muito legal. E nada mais justo que o Foo Fighters entrar na lista, isso mostra q a votação foi feita por diversos perfis de leitores e isso deve ser considerado. E realmente, continuo não gostando de FF, Slip e Avenged, assim também como acho chato Baroness , Mastodon, dentre outras (tem coisa nova muito melhor q elas), mas elas estão aí, carregando a bandeira a sua maneira em um cenário q tá cada vez mais minguado. Por isso, elas e seus fãs tem o meu respeito e torço para o sucesso de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse é o tipo de leitor que o Cadão quer por aqui! Keep Rockin'!

      Excluir
  4. Meu caro, o editor tem responsabilidade no que publica. Não é questão de leitura. É questão de bom senso. O resultado da lista é esdrúxulo. Parece representar o gosto pessoal de quem edita. Assim é beleza. Há critérios para se julgar. Explicando: é como uma lista de melhores cineastas. Que publicação colocaria Oliver Stone, por exemplo, na frente de um Hitchcock, de uma Sergio Leone? Não dá, né, querido? Não é questão de gosto. É questão de quanto cada um contribuiu para o seu ofício. Por isso, é ofensivo publicar que AC-DC, uma boa banda, é melhor que o Purple. Isso é desinformação. Faltou um posicionamento crítico de quem edita. Editor serve para isso. Para balizar o leitor. Certas publicações - listas ou qualquer outro conteúdo - podem desacreditar publicações. Espera-se mais critério de quem está no comando. Simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, então cria o teu site e vai editar ele. Abraço.

      Excluir
    2. Betão, sua sugestão então é manipular os dados para acreditar a publicação? Ética de trabalho formidável!

      Excluir
    3. Ofensivo seria por Deep Purple à frente do AC/DC, uma das bandas mais consistentes do Rock n Roll...tanto em som, quanto em formação! Qualquer disco do AC/DC trará o bom e velho Rock n Roll....

      São duas bandas de valor e contribuição ao RNR do mesmo calibre. Já que você tocou nesse ponto, qual seria o critério, pra dizer que o Purple deve estar à frente do AC/DC, ao ponto de se achar ofensivo que não esteja!?

      Abs

      Excluir
    4. Querido, Beto; toda lista é escrita com base no gosto pessoal de quem escreve. Se me pedir para fazer uma lista com os 50 principais nomes do rock eu farei com meu gosto pessoal em, pelo menos 95%, dos listados. Na minha lista, por exemplo, Led Zeppelin Deep Purple Beatles Hendrix e Sabbath estariam entre os 5 . Queen estaria depois do 20 (olha o gosto pessoal aí), Ramones e Nirvana não entrariam na minha lista (olha o gosto pessoal de novo). Minha banda favorita é o Deep Purple mas sei que não é mais "importante", ou popular, que Beatles, Stones ou Dylan; aí é a lógica e não o gosto pessoal.
      Paz!!!

      Excluir
  5. Listas são listas...clichê...mas tem jeito não...é assim mesmo!
    Algumas bandas que vieram agora na minha cabeça que não devem nada aos citados e que poderiam estar na lista, mas valem como menções honrosas: Frank Zappa, UFO, Grand Funk, The Allman Brothers, Gov´t Mule, Fleetwood Mac, Sioux and Banshees, Stooges, Iggy Pop e por aí vai....

    ResponderExcluir
  6. Faltou falar da Patti Smith no meu comentário anterior :)

    ResponderExcluir
  7. Você não leu meu comentário, Alexandre. Falei que o editor tem que balizar o leitor. Publicar só é fácil. Usei o exemplo do cinema. Pra falar que Oliver Stone é melhor que Hitchcock, tem que ter argumemtos. Foi isso que ponderei. Quanto ao rapaz que é fã di AC-DC, bom, o argumento dele não convenceria nem os Young. A banda australiana só está aí por causa dos caras de 70, Purple incluído. Junte todos os discos do grupo australiano e não dá um "In Rock".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que tu falou até agora é só a sua opinião. Fiz uma pesquisa com leitores para chegar a um resultado mais democrático e não vou censurar ou deixar de publicar porque não ficou de acordo como a minha opinião. E outra coisa: acho que você precisa aprender a conviver com opiniões diferentes antes de vir cagar regra por aqui. Abraço, fique bem e boa quarentena. Assunto encerrado.

      Excluir
    2. Como diz o cadao, acabou... É importante ressaltar a diferença entre enquete, que representa um resultado cru e não tratado, caso aqui, de opinião. Opinião é achar Purple superior a AC/DC. Enquete é receber dados e divulgar. Tratamento de dados não se aplica aqui.

      Excluir
    3. Concordo com o Alexandre. Essa de "balizar o leitor" foi de doer. Ética admirável.
      Tenho até medo de saber qual é sua profissão rsrs.

      Excluir
    4. Tenho medo de saber em quem ele votou...

      Excluir
  8. Legal que apareceram muitas bandas novas!!! Viva o Rival Sons! =)
    Não conheço muito o "Rage Against the Machine", achava que eles eram mais "metal".
    Surtaram pq o Purple aparece em 7º? huahauhauhauhauhuaua
    A galera velha (de idade e de espirito/mente) tem um ranço danado com o FF, não conseguem absorver a ideia que as novas gerações tem novos ídolos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deitou no comentário, nego não entende que ''as novas gerações tem novos ídolos''!
      È isso aí!

      Excluir
  9. Tem pouco tempo que conheço o canal "Collectors Room" no YouTube, mas já o considero um dos melhores do estilo na internet (muito legal a forma crítica e criativa como os vídeos são conduzidos). Hoje me considero um "viciado" no canal. Parabéns, Ricardo!

    Quanto ao "amiguinho" que insiste em querer impor que Deep Purple é melhor do que AC/DC (pode até ser, mas segundo SUA opinião), saiba que vc disse um punhado de besteiras e que um cidadão que enxerga situações tão subjetivas (logo, passíveis de inúmeras análises e conclusões) de forma binária (0 e 1, 1 e 0) não convence nem uma criança com senso crítico mediano.....em tempo: gostei muito da lista, muito mesmo (inclusive com o Foo fighters participando dela).

    ResponderExcluir
  10. agora ta certo
    10 The Who
    9 David Bowie
    8 Metalica
    7 The Who
    6 U2
    5 The rolling stones
    4 Pink Floyd
    3 Queen
    2 Led Zeppelin
    1 The Beatles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse top 10 do Thegames3x está melhor do que a que originou a postagem. Pessoalmente substituiria o U2, Metallica e David Bowie por Deep Purple, Jimi Hendrix e Crosby, Still, Nash & Young. E como as bandas de metal tem uma lista seperada, acho que o mesmo critério deveria valer para as bandas do rock progressivo, como King Crimson, Genesis, Jethro Tull, Yes e Marillion, presentes nessa lista...

      Excluir
  11. Boa lista. Eu não incluiria apenas Alice in Chains, Scorpions, Whitesnake, ZZ Top e Marillion entre as 50.

    ResponderExcluir
  12. Tirando AC/DC gostei do pódio

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Tá escrito na matéria que tem uma lista com as bandas de metal e o link está no texto. Não sabe ler?

      Excluir
  14. eu acho amelhor banda é sempre pink floyd

    ResponderExcluir
  15. Rival Sons na frente de Bruce Springsteen me fez gargalhar alto. É sempre bom rir nos dias de hoje. Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. BLACK SABBATH E MOTORHEAD......E OUTRA TEM SEPARA DÉCADA E OS GÊNEROS NE..PQ FALA NO GERAL FICA DIFICIL..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.