Guns N’ Roses: a maturidade musical e a conquista do mundo com Use Your Illusion


Os dois volumes de Use Your Illusion representam um ponto de virada na sonoridade do Guns N’ Roses. Embora a banda não tenha abandonado o hard rock agressivo pelo qual se tornou conhecida com Appetite for Destruction (1987), Use Your Illusion demonstra uma maturidade musical recém descoberta, incorporando elementos de blues, música clássica, heavy metal, punk e classic rock.


Outro fator que difere o terceiro e o quarto discos da banda em comparação aos trabalhos anteriores é a adição do ex-baterista do The Cult, Matt Sorum, que substituiu Steven Adler, despedido devido ao vício pesado em heroína. O guitarrista Izzy Stradlin declarou alguns anos depois: "O senso de swing de Adler era único e dava um toque pessoal para as músicas. Quando isso acabou foi simplesmente inacreditável e estranho. Nada funcionou. Eu preferia continuar com Steve, mas vínhamos de dois anos de folga e não podíamos esperar mais”.

 

Além das diferenças estilísticas, outra novidade foram as canções mais longas. "November Rain", uma balada épica, tem quase nove minutos de duração, enquanto "Coma" ultrapassa os dez minutos. Outra mudança foi a presença de faixas cantadas por outros membros da banda, embora certas músicas de Appetite for Destruction e GN 'R Lies (1988) contassem com outros integrantes nas harmonias vocais. A voz principal de "Dust N' Bones", "You Ain't the First", "Double Talkin' Jive" e "14 Years" é de Izzy Stradlin. Já "So Fine" foi cantada por Duff McKagan.

 


Use Your Illusion II
é mais político do que os álbuns anteriores, com canções como "Civil War", um cover de "Knockin 'on Heaven's Door" de Bob Dylan e "Get in the Ring" falando respectivamente sobre violência, aplicação da lei e preconceito da mídia. As letras abordam menos do uso de drogas do que os álbuns anteriores do Guns N 'Roses. Use Your Illusion I apresenta várias canções pré-Appetite for Destruction, enquanto Use Your Illusion II foi composto principalmente por faixas escritas durante e após o disco de estreia.

 

Os dois volumes de Use Your Illusion foram lançados em conjunto no mesmo dia, 17 de setembro de 1991. Apoiado pelo single principal "You Could Be Mine", Use Your Illusion II sempre foi o mais popular dos dois álbuns, vendendo 770.000 cópias na primeira semana e estreando em primeiro lugar nas paradas dos EUA, à frente de Use Your Illusion I, que vendeu 685.000 cópias na primeira semana. Ambos os álbuns receberam sete Discos de Platina pela RIAA, instituição que afere a venda de discos nos Estados Unidos, totalizando 7 milhões de cópias vendidas para cada um dos volumes somente no mercado norte-americano. Use Your Illusion II também chegou ao primeiro lugar na Inglaterra e outros países, enquanto Use Your Illusion I alcançou o primeiro posto no Canadá. Estima-se que o primeiro volume tenha vendido um total de 12,5 milhões de cópias em todo o mundo, e o segundo ultrapassou 13 milhões de discos comercializados em todo o planeta.

 


Comentários