Os MTV Unplugged mais vendidos de todos os tempos


O MTV Unplugged é um programa criado pela MTV em 1989 e que foi produzido com frequência até 1999. Entre 2000 e 2009 a atração seguiu indo ao ar, porém com menos regularidade, e desde 2009 novos programas são produzidos esporadicamente pela emissora. A fórmula é sempre a mesma: artistas e bandas em um palco intimista, tocando versões acústicas de seus hits e também releituras para canções não tão conhecidas ou covers.

 

No total a MTV produziu mais de 190 programas, e muitos deles foram lançados pelos artistas e bandas como álbuns ao vivo, enquanto outros nunca foram disponibilizados em discos oficiais (R.E.M., Pearl Jam e Aerosmith participaram do MTV Unplugged e nunca lançaram essas performances em CD ou LP). Entre os episódios mais icônicos da série estão as performances de Eric Clapton, Neil Young, Nirvana, Page & Plant, Eagles, Bob Dylan, Kiss, Alice in Chains, Alanis Morissette, Lauryn Hill, Alicia Keys, KoRn e Scorpions, entre outros.

 

No Brasil o programa foi batizado como Acústico MTV e foi transmitido entre 1990 e 2012, em um total de mais de trinta episódios, com destaque para as apresentações de Legião Urbana, Titãs, Rita Lee, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Cássia Eller, Roberto Carlos, Jorge Ben, Kid Abelha Charlie Brown Jr., Ira!, Marcelo D2 e Engenheiros do Hawaii.


Tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil o MTV Unplugged se revelou um grande sucesso de público, com os álbuns alcançando grandes vendagens. Um fato curioso é que a série gerou o disco ao vivo mais vendido de todos os tempos, que é o Unplugged de Eric Clapton, lançado em 25 de agosto de 1992 – o álbum também é o mais vendido da carreira do Clapton.

 

As edições do MTV Unplugged produzidas pela MTV norte-americana que mais tiveram discos vendidos foram essas:

 

1 Eric Clapton – Unplugged (1992) – 26 milhões

2 Nirvana – MTV Unplugged in New York (1994) - 15 milhões

3 Mariah Carey – MTV Unplugged (1992) - 11 milhões

4 Eagles – Hell Freezes Over (1994) – 10,5 milhões

5 Rod Stewart – Unplugged ... and Seated (1993) - 4,2 milhões

 

No Brasil, as edições que mais venderam foram essas:

 

1 Kid Abelha – Acústico MTV (2002) - 2 milhões

2 Titãs – Acústico MTV (1997) - 1,7 milhão

3 Roberto Carlos – Acústico MTV (2001) - 1,6 milhão

4 Legião Urbana – Acústico MTV (1999) - 1,5 milhão

5 Cássia Eller – Acústico MTV (2001) - 1 milhão

 



Comentários

  1. Pensava que no Brasil o mais vendido era o Titãs – Acústico MTV (1997)
    Nos sebos você encontra por quilo!

    ResponderExcluir
  2. Incrível que, no Brasil, dos cinco do ranking, quatro eram astros da juventude dos anos 80 e segunda metade dos 90 (Cassia eller). Roberto Carlos, cuja média de idade de seu público, é muitíssimo mais elevada, aparece neste top 5. Lembrando q outros foram épicos, como capital Inicial, Rita Lee, Gilberto Gil, Jorge Benjor, Lulu Santos duplo Ira!, Zecz pagodinho, cidade negra, Irá, e até os pagodeiros do "art popular "( A grafia é esta? ), nem aparecem neste ranking. Gostamos, ou não, RS é um fenômeno midiático, sim. Mas seu talento tem de ser reconhecido!

    ResponderExcluir
  3. Estou atrás dessas raridades em DVD, todos sem hesitar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.