Review: Fantastic Negrito – Have You Lost Your Mind Yet? (2020)



Fantastic Negrito vem em uma crescente em sua carreira, e essa projeção é mais do que merecida. Após os excelentes The Last Days of Oakland (2016) e Please Don’t Be Dead (2018), o bluesman californiano lançou em meados de agosto o seu novo disco, Have You Lost Your Mind Yet? (título mais que apropriado para o que estamos vivendo nesse ano marcante por diversos motivos, todos errados).

Apesar de composto antes da explosão dos conflitos sociais motivados pelo preconceito racial profundamente presente na sociedade norte-americana, Have You Lost Your Mind Yet? acaba abordando temas relacionados ao que está acontecendo no mundo real em diversas de suas canções, uma característica da obra de Negrito e que já estava presente nos dois discos anteriores.

Musicalmente, o vocalista turbina seu blues com elementos contemporâneos e não se furta de explorar gêneros como o rap e o R&B em suas canções. “Your Sex is Overrated”, por exemplo, soa como se Prince fosse um bluesman nascido no Delta do Mississippi e não em Minneapolis. A capacidade de construir melodias e grooves marcantes está presente em todo o trabalho, que é cheio de canções cativantes como “Chocolate Samurai”, “I'm So Happy I Cry”, “How Long?”, “These Are My Friends”, “King Frustration” e “Platypus Dipster”. A interpretação de Fantastic Negrito, sempre visceral e precisa, é outro ponto crucial em uma sonoridade que agrada de imediato e penetra fundo a alma do ouvinte.

Have You Lost Your Mind Yet? mostra mais uma vez porque Fantastic Negrito é tão especial. Um disco excelente do início ao fim, com letras alinhadas com o mundo atual e uma musicalidade que leva o blues por novos caminhos.

Ouça já!

Comentários