Pra ficar de olho: UmQuarto, a revelação que vem de Floripa


Quando você já está na estrada da música há um bom tempo, adquire uma certa experiência que possibilita identificar artistas e bandas que possuem um potencial enorme e tem tudo para gravar discos e músicas excelentes. É o caso da catarinense UmQuarto.

A ideia nasceu como um projeto solo do baixista e vocalista Mayer Soares, porém logo agregou outros músicos e se transformou em uma banda de verdade. Além de Mayer, fazem parte do UmQuarto os guitarristas Chico Badalotti e Thiago Mordentte, e o baterista Henrique Recidive. O quarteto trabalhou na gravação do seu primeiro disco no final de 2020, isolados em uma casa na Costa da Lagoa, em Florianópolis. Durante uma semana os músicos imergiram totalmente no trabalho, que terá dez músicas e tem previsão de lançamento para os meses de abril ou maio.

O UmQuarto é um dos nomes mais promissores da cena rock de Floripa, e mostrou isso com os três singles já disponíveis nos serviços de streaming. O primeiro a ser divulgado foi “Feedback Reverb”, um hard psicodélico com ecos do rock inglês da virada dos anos 1960 para a década de 1970 e um clima que remete a nomes muitas vezes esquecidos do rock brasileiro setentista como O Peso, Casa das Máquinas e O Terço. O segundo foi “Sem Desprezo”, mais pesada e onde a banda caminha por caminhos mais groovados.


O novo lançamento dos caras é “El Flaco”, música que homenageia o lendário Luis Alberto Spinetta, o principal nome do rock argentino e que fez história ao lado de bandas como Almendra e Pescado Rabioso – ouça a belíssima “Muchacha (ojos de papel)”, música que abre o primeiro álbum do Almendra e é um dos maiores exemplos da genialidade de Spinetta. “El Flaco” foi composta por Mayer em parceria com a cantora argentina Ángeles Gastambide e conta com a participação especial do guitarrista Lucas Gongalves (Maglore, Vitreaux), também grande fã de Spinetta e autor de “Carta Aberta a Luis Alberto”, canção que fala sobre o ídolo argentino e foi a ponte de aproximação com Mayer. Além dele, a pianista Larissa Machado e a violinista Juliana Schmidt participam da faixa (Juliana gravou a sua parte em Paris e enviou para a banda). Além de Ángeles, “El Flaco” reforça seu DNA argentino com os backing vocals de Javier Godoy e com a ilustração de Ian Debiase, eternizada na capa do single

“El Flaco” mostra que o UmQuarto é uma banda diferente. O talento está evidente na canção, que vai de Beatles ao universo de Spinetta com imensa naturalidade e traz um arranjo inspirado de João Rocchetti. Falo isso porque esse tipo de composição é bastante rara de ser encontrada em uma banda iniciante e mostra a maturidade do UmQuarto, que entrega uma canção redonda em todos os aspectos (como também já havia mostrado em seu primeiro single, “Feedback Reverb”).

Toda essa qualidade faz com que qualquer fã de música fique curioso e de olho nos próximos passos do quarteto. E bate ainda mais forte em um cara como eu, que presencia o nascimento de uma banda tão promissora praticamente no quintal de casa.

Confira “El Flaco” e os demais singles do UmQuarto nos players abaixo (a banda está disponível também na Apple Music e no Deezer), e acompanhe o quarteto também em suas redes sociais:

Instagram 

YouTube


Comentários