Quadrinhos: Condado Maldito, de Cullen Bunn e Tyler Crook (2020, Darkside Books)


Em Condado Maldito somos apresentados a uma história de terror repleta de reviravoltas, ocultismo e magia. Escrita por Cullen Bunn (Star Wars, Venom, Battlestar Galactica) e ilustrada por Tyler Crook (Hellboy, Black Hammer, Creepy), a série começou a ser publicada em maio de 2015 nos Estados Unidos pela editora Dark Horse, e no total foram 32 edições compiladas em oito encadernados, além de uma edição especial chamada Tales From Harrow County: Death´s Choir. A ótima recepção de público e crítica rendeu uma indicação ao Eisner Awards como Melhor Nova Série em 2015, além de diversas outras premiações. A Darkside Books trouxe Condado Maldito para o Brasil e já publicou os dois primeiros volumes, com tradução de Jim Anotsu e a já conhecida excelente qualidade editorial de seus títulos.

A trama conta a história de Emmy, uma garota que acaba de completar 18 anos e descobre que a sua vida não é nada aquilo que ela imaginava ser. Conectada aos monstros, fantasmas e outras criaturas que fazem parte do universo da série, Emmy vai aos poucos descobrindo a sua verdadeira origem enquanto precisa lidar com um mundo totalmente novo e com os benefícios e malefícios que essa nova realidade traz. Bunn conta a história de uma maneira muito dinâmica, sem se prender a discussões filosóficas e privilegiando a ação, enquanto Crook carrega nas cores apresentando um universo sombrio e que amplifica a atmosfera de terror da obra.




Reviravoltas surpreendentes mantém aceso o interesse no segundo volume, com o surgimento de novos personagens e uma intensificação nos aspectos mais assustadores da trama, que fica mais soturna a cada virada de página. A dupla é bastante criativa especialmente na concepção das criaturas assombradas que pontuam a série, que mesmo explorando arquétipos do gênero conseguem cativar e assustar o leitor com ideias claramente perturbadoras, em especial o menino que acompanha Emmy.

O resultado final é uma leitura que agradará quem curte quadrinhos de terror e ocultismo, com uma história muito bem contada e um trabalho artístico excelente, e que ficam ainda mais fortes nas ótimas edições da Darkside Books.

Os dois volumes de Condado Maldito podem ser adquiridos com desconto abaixo: 

Comentários