Quadrinhos: Joe Hill Dark Collection Vol. 1: A Capa, de Joe Hill, Jason Ciamarella, Zach Howard e Nelson Dániel (2020, Darkside Books)


Joe Hill Dark Collection
é uma coleção publicada pela Darkside Books que traz adaptações em quadrinhos para histórias inspiradas no universo de Joe Hill, um dos mais celebrados escritores de terror das últimas décadas. Ah, e não por acaso Joe é filho do genial Stephen King. Ou seja, tá no sangue contar histórias arrepiantes e assustadoras.

Esse primeiro volume traz duas séries completas: A Capa e A Capa: 1969, ambas se passando no mesmo universo de personagens. A Capa conta a história de Eric, um garoto fã de super-heróis que recebe um presente inesperado: uma capa que o faz voar. No entanto, essa mesma capa muda a sua vida de maneira profunda. E aqui Hill e o roteirista Jason Ciamarella invertem a narrativa padrão, fazendo Eric escolher não a jornada do herói, mas sim a trilha do vilão.

A construção de Eric como personagem é exemplar. Tímido, inseguro e com uma baixa estima gigantesca em relação ao seu irmão mais velho, que se tornou um médico bem sucedido, vê sua vida mudar radicalmente ao descobrir os poderes de sua capa. Isso transforma seu cotidiano e possibilita com que ele exteriorize todos os seus problemas e coloque para fora as frustrações acumuladas durante anos, que assumem a forma de uma psicopatia doentia. A narrativa é violenta, com momentos que beiram o gore. As decisões tomadas por Eric em relação às pessoas que fazem parte do seu dia a dia são chocantes e conduzem a HQ por um caminho cada vez mais sombrio. A arte de Zach Howard é carregada pelas cores fortes de Nelson Dániel e entrega um traço expressivo que muitas vezes flerta com algo mais cartunesco, em uma combinação que contrasta com a violência do enredo, mas funciona de forma perfeita.



A Capa: 1969 conta a origem do objeto que intitula as duas séries, e tem como cenário a Guerra do Vietnã, no final dos anos 1960. Aqui, o roteiro de Ciamarella é ilustrado por Dániel, e o aspecto geral é uma arte mais árida e com tons mais terrosos. A ação segue em ritmo elevado, porém deixando de lado a violência onipresente e indo por uma trama que mistura os terrores da guerra com elementos místicos.

A edição vem com uma luva protetora, capa dura, papel de alta qualidade e tradução da Érico Assis, tudo acompanhado pelo elevado padrão editorial e gráfico já conhecido da Darkside Books.

Joe Hill Dark Collection Vol. 1: A Capa é uma excelente HQ destinada ao público adulto, com roteiro e arte ótimos e uma história que prende o leitor do início ao fim. Incrível em todos os níveis!

Compre com desconto abaixo:


Comentários