Review: Grand Funk Railroad - We´re an American Band (1973)


Entre todos os discos do Grand Funk Railroad, We're an American Band certamente é o que possui a sonoridade mais redonda. Não por acaso, serve como porta de entrada para o super trio – e também incrível quarteto – norte-americano.

Sétimo álbum do grupo, We're an American Band foi lançado em 15 de julho de 1973. A produção, um dos destaques do disco, foi assinada por Todd Rundgren (que trabalharia com o GFR também no álbum seguinte, Shinin' On, de 1974), e traz uma mixagem espessa, com todos os instrumentos soando fortes e precisos. O som da guitarra de Mark Farner é bastante peculiar, e acaba sendo um atrativo a mais do trabalho.

A capa é outro ponto de destaque. Pra começar, foi a primeira vez que a banda assinou apenas como Grand Funk, deixando o Railroad de lado, ainda que ele batize uma das canções mais marcantes do álbum, a ótima “The Railroad”. Outro ponto é que a edição original norte-americana, assim como a primeira edição do single da faixa-título, foram prensando em vinil amarelo translúcido, fazendo uma alusão aos discos de ouro entregues pela indústria fonográfica. A capa da edição original também vinha com uma laminação imitando ouro e isso foi um tanto profético, já que o álbum chegou ao segundo posto da Billboard 200 e vendeu mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos, transformando-se em um dos maiores sucessos comerciais do grupo.

O riff imortal da música que batiza o disco abre o play transmitindo a melhor das sensações. Cantada pelo baterista Don Brewer, é um dos maiores hits da banda e um dos grandes clássicos do hard rock norte-americano. O groove contagiante de “Stop Lookin’ Back” vem na sequência, com bastante destaque para o teclado de Craig Frost, promovido a integrante oficial após anos de colaboração em estúdio. 

A transcendental “Creepin’” vem a seguir, com um arranjo crescente conduzido pelos teclados de Frost e pela voz de Farner, além de um delicioso clima soul. “Black Licorice” aposta novamente no groove, e é preciso citar o quanto o baixo de Mel Schacher sempre foi um dos grandes pilares do som do Grand Funk. “The Railroad” é uma das melhores canções do catálogo do GFR, contemplativa e viajante, com direito aos instrumentos imitando a chegada de um trem em seu terço final.

“Ain’t Got Nobody” é um rockinho simpático que abre caminho para “Walk Like a Man”, segundo single do disco e mais uma vez cantada por Brewer (aliás, a bela voz do baterista é a principal nos dois únicos singles do álbum). O disco fecha com outra canção espetacular, “Loneliest Rider”, onde a banda explora suas influências progressivas.

Vale mencionar que We're an American Band foi relançado em 2002 devidamente remasterizado e com a inclusão de quatro faixas bônus – os outtakes “Hooray” e “The End”, uma versão acústica para “Stop Lookin’ Back” e um novo mix para a faixa-título.

We're an American Band não é apenas um dos melhores álbuns do Grand Funk Railroad, mas também um dos grandes discos da história do rock. Infelizmente, a banda não conseguiu manter a imensa popularidade que alcançou em um breve período da carreira, enfrentou problemas com empresário e gravadoras e acabou dissolvendo sua formação clássica, porém não sem antes deixar uma marca eterna nos trilhos do rock and roll.

Comentários