Raridades do Black Sabbath | Parte 4 - Bootlegs das tours de Paranoid e Master of Reality


Existem vários bootlegs da tour do álbum Paranoid e uma boa parte deles sempre traz o mesmo conteúdo: a famosa gravação para TV de um excelente show chamado Paris 1970. Mas é necessário fazer uma ressalva importante. Esse show, que foi até oficialmente utilizado no documentário The Black Sabbath Story Volume 1 creditado como Paris, 20 de dezembro de 1970, é na verdade uma gravação realizada em Bruxelas em 3 de outubro do mesmo ano.

Há várias versões diferentes, inclusive algumas lançadas recentemente em DVD e CD em redes de lojas de departamento com preço muito acessível. A minha edição favorita é essa abaixo chamada War Pigs, lançada em 1991 pela gravadora italiana Great Dane Records.


Em 2002 o Black Sabbath lançou oficialmente algumas faixas desse show na coletânea ao vivo Past Lives, e posteriormente em 2016 na caixa Paranoid Super Deluxe com as informações corretas de local de data, além de incluir outro famoso bootleg da banda, o show de Montreux, gravado em agosto de 1970.

O bootleg Impressions of the Past é um pirata alemão do selo Metal Mania lançado também nos anos 1990, e traz um registro gravado em 27 de novembro de 1970, nos Estados Unidos, em São Francisco. A qualidade do som não é tão boa, mas continua rara por não fazer parte do catálogo oficial da banda.


Quando o Sabbath já estava gravando o próximo álbum, Master of Reality de 1971, se apresentaram em várias datas pela Europa, incluindo no set a música “Into the Void”. Da rara gravação de um desses shows realizado em 18 de abril existe o bootleg em vinil Live in Copenhagen 1971, mais um belo lançamento de 2017 da gravadora Dead Man Records, com capa gatefold com muitas fotos, com tiragem de apenas 500 cópias.

Da turnê de Master of Reality existem alguns bootlegs lançados somente no Japão. Alguns trazem no set list também a faixa “After Forever”, que voltaria a ser tocada pela banda somente após a reunião da formação clássica nos final dos anos 1990. Eu tenho esse bootleg japonês, sem qualquer identificação da gravadora e lançado por volta de 1996, chamado Wicked Sabbath. Gravado em 18 de julho de 1971 em Toronto, no Canadá, tem uma boa qualidade de som com as faixas “Sweet Leaf” e “Children of The Grave”, que eram as novidades do disco novo na banda, que vivia um de seus melhores momentos.




 Abaixo, uma pequena amostra dos shows de San Francisco e Toronto



Por Airton Tonon
Fã e colecionador do Black Sabbath

Comentários