Quadrinhos: Holy Diver, de Steve Niles e Scott Hampton (2021, Estética Torta)


Holy Diver é um dos grandes álbuns da história do heavy metal. Foi com ele que Ronnie James Dio estabeleceu a sua carreira solo após brilhar ao lado de Ritchie Blackmore no Rainbow e junto com Tony Iommi no Black Sabbath, transformando a banda Dio em dos maiores nomes do metal em todos os tempos.

A trajetória do vocalista foi contada pelo próprio na ótima autobiografia Rainbow in the Dark, publicada no Brasil recentemente pela editora Estética Torta, que também está lançando uma HQ baseada no maior clássico de Ronnie, o álbum e a canção “Holy Diver”. A edição brasileira vem em capa dura, 128 páginas e papel couchê, e traz um livreto que informa as muitas referências presentes no roteiro, que remetem à clássicos da carreira de Dio como “Don’t Talk to Strangers”, “Caught in the Middle”, “Stand Up and Shout” e outras canções marcantes. O roteiro é de Steve Niles (30 Dias de Noite), com arte de Scott Hampton (Deuses Americanos) e capa de Bill Sienkiewicz (Elektra Assassina). A tradução ficou a cargo de Tavos Mata Machado.

O que lemos na história em quadrinhos é a saga do padre Emil Berrett, um cristão ortodoxo que chega a uma ilha distante com o objetivo de evangelizar os nativos. Cego em suas crenças e extremamente fiel a elas, Berrett fica chocado com os costumes e hábitos dos moradores da ilha, que são igualmente crentes em uma força superior mas não acreditam no mesmo deus que ele. A trama traz uma crítica explícita à intolerância e arrogância da Igreja Católica, que despachou milhares de sacerdotes com o objetivo de converter pessoas em todos os cantos do mundo, enterrando e até mesmo extinguindo religiões locais estabelecidas muitos anos antes. No caso da HQ, o destino do Padre Emil é concluído com a imagem que estampa a mais do que conhecida capa do álbum Holy Diver.

A arte de Hampton é bastante expressiva, com um trabalho de cores vivas e com aspecto de aquarela realizado por Jennifer Anderson (Deuses Americanos). A tradução foi muito bem feita e proporciona uma leitura fluída, enquanto a parte gráfica é irretocável e mantém o alto nível que já nos acostumamos a encontrar nos títulos da Estética Torta.

Holy Diver é um item com alto valor agregado para quem coleciona materiais de Ronnie James Dio e é fã do vocalista. Um material de grande qualidade e que agradará em cheio os fãs da união entre heavy metal e quadrinhos.

Compre com desconto abaixo:


Comentários