Esta é a décima-segunda lista de melhores do ano publicada pela Collectors Room. E, sem dúvida, trata-se de uma das mais incríveis, pois a quantidade de ótimos álbuns lançados em 2021 foi imensa.
Após o ineditismo de sensações vivido em 2020 com a pandemia de coronavírus, em 2021 a vida foi aos poucos voltando ao normal, e isso se refletiu em todas as áreas da sociedade. Na música, vimos artistas e bandas transformando a incerteza em inspiração, gerando uma safra fenomenal de novos trabalhos.
Antes de revelarmos a lista, confira abaixo todos os discos eleitos pela CR como os melhores em seus respectivos anos:
2010 – Rotting Christ – Aealo
2011 – Machine Head – Unto the Locust
2012 – Baroness – Yellow & Green
2013 – Daft Punk – Random Access Memories
2014 – Criolo – Convoque seu Buda
2015 – Steven Wilson – Hand Cannot Erase
2016 – Ina Forsman – Ina Forsman
2017 – Me and That Man – Songs of Love and Death
2018 – Kamasi Washington – Heaven and Earth
2019 – Rival Sons – Feral Roots
2020 – Fantastic Negrito – Have You Lost Your Mind Yet?
Abaixo você conhece quais foram os melhores álbuns de 2021 na opinião da Collectors Room:
25 Trivium - In the Court of the Dragon
Um trabalho notável de uma banda com uma longa trajetória no metal. Duas décadas de experiência brilham intensamente em um álbum repleto de ambição e criatividade, que explora influências de todos os gêneros do heavy metal resultando em um som que é tão cativante quanto distinto.
24 Volbeat - Servant of the Mind
Aqueles que gostam de reclamar de que não há nada original acontecendo no rock ou metal ultimamente devem ouvir já este álbum antes de continuar a sua lamentação sem sentido. O Volbeat está entre as ofertas mais incomuns que chegaram ao mercado nas últimas décadas, ainda que sua música não seja necessariamente para todos. Esses dinamarques estão fazendo um excelente trabalho e conseguem soar originais em pleno 2021.
23 Lucifer - Lucifer IV
O Lucifer segue entregando mais do mesmo, porém consegue soar melhor a cada disco. E em um campo repleto de simbologia como o occult rock, encontrar uma personalidade forte e confiante é algo cada vez mais raro, assim como músicas tão boas quantos estas. Um álbum deliciosamente diabólico!
22 Deep Purple - Turning to Crime
Uma banda veterana que vive excelente fase, e que decide homenagear seus ídolos do passado. O resultado não poderia ser outro: um disco divertido, inspirado e que mantém o ótimo momento que o Deep Purple atravessa. Um feito e tanto para uma banda com mais de meio século de vida.
21 The Night Flight Orchestra - Aeromantic II
Mais
um belo disco do The Night Flight Orchestra, que segue o seu objetivo de trazer
raios de sol cada vez mais brilhantes para iluminar nossos dias. E não preciso
nem dizer que eles são muito bem-vindos em uma era tão cheia de momentos sombrios
como a que estamos vivendo.
20 Blackberry Smoke - You Hear Georgia
Mais
southern rock do que os anteriores e alinhado ao que a banda apresentou no já
clássico The Whippoorwill (2012), You Hear Georgia possui um ritmo mais cadenciado e um trabalho de composição exemplar, com canções que cativam
sem esforço e entram sem cerimônia na lista de favoritas dos fãs. Um dos
melhores trabalhos desse incrível combo norte-americano.
19 The Dead Daisies - Holy Ground
O Dead Daisies ganhou uma adição e tanto: Glenn Hughes. E o veterano vocalista e baixista, com passagens marcantes pelo Trapeze e Deep Purple, mostrou mais uma vez porque é uma lenda. O som ficou mais funkeado e até mesmo mais imponente e grandioso, uma espécie de hard rock clássico excelente em todos os níveis.
18 Greta Van Fleet - The Battle at Garden's Gate
The Battle at Garden's Gate é surpreendente não por mostrar a já esperada evolução do Greta Van Fleet, mas sim por revelar os caminhos pelos quais esse crescimento e maturidade estão conduzindo a banda. Um belo álbum que adiciona à já conhecida influência do Led Zeppelin uma clara inspiração em nomes como Yes e Rush, com o quarteto mostrando talento e potencial para crescer ainda mais.
17 The Vintage Caravan - Monuments
O
Vintage Caravan chega ao seu quinto álbum explorando o excelente background de
influências de sempre: Led Zeppelin, Cream, Budgie, Black Sabbath, Blue Öyster
Cult e outros nomes pioneiros do que viria a ser o heavy metal. O disco
mantém a energia e peso dos trabalhos anteriores, mas com um trabalho ainda
mais profundo de composição e um cuidado extra na confecção das melodias, além
de trechos instrumentais hipnotizantes.
Um álbum de releituras de blues, com nuances e sons excepcionais. Delta Kream é versátil e serve como ótima porta de entrada para o lado mais cru do The Black Keys. A dupla merece crédito por reconhecer parte de sua inspiração musical não apenas em palavras e aplausos, mas por retribuir ao gênero de uma forma original e personalíssima.
15 Steven Wilson – The Future Bites
The
Future Bites é um disco corajoso e diferente de um artista que está sempre
olhando para a frente e procura nunca se repetir. O uso de uma instrumentação
pouco convencional para um músico profundamente identificado com
o universo do rock progressivo causa um estranhamento inicial. Porém, superado
isso, mais uma vez prova a genialidade de um dos maiores artistas do nosso tempo.
14 Joe Bonamassa - Time Clocks
Bonamassa
nunca havia feito um álbum como esse. Time Clocks entrega melancolia e até
mesmo desespero. Um disco construído sobre canções de alta qualidade e que
exploram quase todas as paletas musicais. O homem por trás do terno segue
brilhante, como sempre.
13 Adele - 30
Retomando a sonoridade mais pop dos primeiros discos mais sem abrir mão do refinamento de novas influências como o jazz, Adele mostra porque é única. De uma beleza estonteante, 30 é um álbum excelente de uma artista que se colocou muito acima de seus pares. Talento puro, emoção em doses certeiras: essa é a receita de um dos grandes discos de 2021.
12 Soen – Imperial
O
Soen vive aquele momento mágico que transforma bandas competentes em lendas:
uma sequência de discos brilhantes, todos com qualidade ascendente, um melhor
que o outro, literalmente. Imperial acentua a maturidade da banda ao mesmo
tempo em que mostra um grupo de músicos longe de perder a criatividade. Transitando
entre o rock e o metal progressivo, o Soen explora padrões cíclicos de melodia
de forma constante, assim como usa de maneira frequente passagens mais etéreas
e atmosféricas que intensificam o lado emocional das composições.
11 W.E.T. - Retransmission
Aclamado desde o
lançamento, o novo disco do W.E.T. une o hard rock ao AOR de forma inspirada através de
canções que derramam melodias grudentas e refrãos pegajosos. O trabalho de
composição é excelente, com uma profusão de ganchos e harmonias que colocam as
canções em um nível superior. Música de qualidade e acessível, com uma energia
super positiva!
10 Helloween - Helloween
Um álbum que celebra todo
o rico legado da banda alemã, uma das mais influentes e inovadoras da história
do metal, e marca a transformação do grupo em um septeto com os retornos de Michael Kiske e Kai Hansen. A expectativa altíssima frustrou um pouco e esperava
mais do que ouvi, mas é inegável que estamos diante de um dos mais marcantes e
importantes discos dos últimos anos, e que dá início a um novo capítulo na
história dos alemães.
9 Epica – Omega
Um disco excelente de uma
banda excepcional. A prova de que o Epica merece todo o reconhecimento que
alcançou, e que possui potencial para cativar ainda mais fãs. Há belas
melodias, arranjos criativos, alternância de movimentos e uma performance
arrebatadora. A banda construiu a sua identidade ao longo dos anos,
e Omega é mais um passo nesse processo, uma afirmação da forma de
fazer música do Epica, sem maiores inovações porém com uma qualidade
inquestionável.
8 Dream Theater - A View From the Top of the World
A View From the Top of The
World mantém, sabiamente, a acessibilidade apresentada em Distance
Over Time (2019), decisão que conserva o poder universal da música do
Dream Theater. O disco mostra a banda equilibrando essa postura com o lado mais
técnico e progressivo de sua identidade, algo que só é possível devido à
maturidade demonstrada pelos músicos. Um dos melhores trabalhos desse já lendário quinteto.
7 Adrian Smith & Richie Kotzen - Smith/Kotzen
Smith/Kotzen é
um álbum de blues rock contemporâneo que traz algumas pitadas de rhythm and
blues, andamentos funkeados em certas composições e, claro, a presença de
elementos de hard rock. A divisão de vocais entre Adrian Smith e Richie Kotzen
é bem balanceada, com duetos que se proliferam, assim como os solos e riffs,
que são divididos de maneira harmônica. Um disco muito agradável de se ouvir, e
que tem tudo para ser o primeiro dos muitos trabalhos que essa parceria pode render.
6 The Pretty Reckless – Death by Rock and Roll
Como
é bom ouvir um disco bom. E Death by Rock and Roll certamente é um
dos grandes discos de 2021. O som segue a mesma pegada dos trabalhos anteriores
– um hard rock pesado calcado em ótimos riffs e na voz poderosa de Taylor Momsen -, mas
aqui ganha um clima mais sombrio, com as faixas transitando sobre uma muralha
de influências que vão do hard rock ao grunge, passando por rock alternativo e
até mesmo southern rock .
5 Moonspell - Hermitage
Hermitage é a nova obra-prima do Moonspell. Poucas vezes uma banda se reinventou tanto e
alcançou um resultado tão soberbo. Com uma enorme influência do Pink Floyd, o
Moonspell se afastou totalmente da tríade black/doom/gothic metal e entregou um
trabalho de rock progressivo com elementos de metal – e não, não estamos
falando de prog metal, mas sim de um som alinhado às grandes lendas do prog da
década de 1970. Uma verdadeira experiência musical!
4 Edu Falaschi - Vera Cruz
Vera Cruz demanda várias audições para ser absorvido em sua plenitude.
Escutar o disco de maneira casual, além de não fazer jus à grandiosidade do
projeto, inevitavelmente levará à construção de análises apressadas e
equivocadas, que provavelmente repetirão o mantra da “fritação exagerada e sem
alma”. Não é por aí. Rico em sua musicalidade, com ótimas ideias e soluções
melódicas, além de um trabalho de composição irretocável, é um disco fortíssimo
e repleto de qualidades, ainda que peque em alguns exageros instrumentais,
principalmente no trabalho de guitarras. Um álbum excelente que marca o
renascimento artístico de Edu Falaschi, que mostra-se um artista maduro e
completo.
3 Gojira - Fortitude
Fortitude soa
mais enxuto que os trabalhos anteriores dos franceses, e mostra uma banda que
claramente buscou aparar alguns aspectos de sua sonoridade, porém sendo
inteligente o suficiente para não abrir mão da eficiência de sua música. Sai o
metal com elementos prog, death e post-metal, e em seu lugar emerge um metal
contemporâneo que mantém a alta dose de groove, mas com uma abordagem mais
imediata. Percebe-se uma clara influência dos anos 1990,
principalmente de nomes como Sepultura, Pantera e Machine Head, em doses
variadas durante todo o disco. Sensacional é pouco!
2 Mastodon - Hushed and Grim
Facilmente um dos melhores álbuns do Mastodon, com a banda extrapolando totalmente o heavy metal. O novo álbum é rock, é metal, é prog, é psicodélico, é atmosférico, é tudo, com o grupo usando com sabedoria as mais diversas sonoridades para traduzir em música os seus sentimentos. O resultado é o Physical Graffiti do Mastodon, no sentido de que a banda, assim como fez o Led Zeppelin em 1975, não se prendeu em limites e explorou diversos gêneros, sempre alcançando excelentes resultados.
1 Iron Maiden - Senjutsu
Mais um álbum excelente de uma banda que conta com inúmeros trabalhos excelentes em sua carreira. É esse nível de qualidade perene que faz do Iron Maiden uma banda sem igual, uma entidade única não só no universo do metal mas também no mundo da música. Sem abrir concessões, o grupo gravou o disco que queria gravar. Ainda que contenha personalidade e característica próprias, Senjutsu soa como o passo natural do Iron Maiden em sua encarnação sexteto, que gradativamente foi inserindo cada vez mais elementos progressivos em sua música. Aqui, essa característica vem acompanhada por uma aura sombria e por uma variedade maior de ingredientes, com a banda experimentando sonoridades até então inéditas. Um disco super maduro e sólido, que demonstra de uma vez por todas porque o Iron Maiden é uma das maiores entidades da história do rock.
Acredito que Fortitude, ao lado do Senjutsu, tenham sido os destaques nesse ano, de acordo com as listas que acompanhei dentro do universo do Rock e Metal - Dois grandes discos, em um ano recheado de excelentes lançamentos.
ResponderExcluirBela lista essa da Collectors, pra fechar o ano com chave de ouro!
Já os meus 25 discos escolhidos de 2021 foram esses:
25⁰📀Blaze Bayley - War Within Me
24⁰📀Electric Gypsy - Electric Gypsy
23⁰📀Cannibal Corpse - Violence Unimagined
22⁰📀Marisa Monte - Portas
21⁰📀The Darkness - Motorheart
20⁰📀Foo Fighters - Medicine At Midnight
19⁰📀The Black Keys - Delta Kream
18⁰📀Thorbjørn Risager & Emil Barsgaard - Taking The Good With The Bad
17⁰📀Crypta - Echoes Of The Soul
16⁰📀Edu Falaschi - Vera Cruz
15⁰📀Greta Van Fleet - Battle At Garden's Gate
14⁰📀Robert Plant & Alison Krauss - Raise The Roof
13⁰📀Adam Baldych quintet - Poetry
12⁰📀Gary Moore - How Blue Can You Get
11⁰📀Carcass - Torn Arteries
10⁰📀 Smith/Kotzen - Smith Kotzen
9⁰📀Gojira - Fortitude
8⁰📀Heavy Feather - Mountain Of Sugar
7⁰📀IDLES - Crawler
6⁰📀The Dead Daisies - Holy Ground
5⁰📀Lucifer - Lucifer IV
4⁰📀Accept - Too Mean To Die
3⁰📀Helloween - Helloween
2⁰📀Volbeat - Servant Of The Mind.
1⁰📀Iron Maiden - Senjutsu
Meu top seria algo do tipo (mais favoritos do que melhores):
ResponderExcluir25- Archgoat - Worship The Eternal Darkness (cringe, mas muito divertido).
24- Hooded Menace - The Tritonus Bell (provavelmente um dos melhores álbuns de metal do ano).
23- Creature - Eloge De l'Ombre (imagine Behemoth, mas prog e cantado em francês, é praticamente isso).
22- Slaughter To Prevail - Kostolom (parece um Iowa do Slipknot versão deathcore)
21- Ginger Root - City Slicker
20- White Ward - Debemur Morti (Black Metal com dark jazz)
19- Cult of Luna - The Raging River
18- Billlie - the Billage of perception : chapter one (Kpop geralmente foca no mainstream, mas esse não é o caso do debut desse grupo, o som aqui é bem experimental e interessante. Fora que não preciso ser "big brain" 24 hrs por dia, às vezes só quero ouvir uns beats legais kkkk).
17- Lexie Liu - 上线了 GONE GOLD (pois é pop chinês existe e tem coisa boa por lá).
16- SPECTRAL WOUND - A Diabolic Thirst
15- Kaatayra - Inpariquipê (O som de folk metal que eu sempre quis ouvir).
14- So Hideous - None But a Pure Heart Can Sing (Blackgaze, scremo, metal sinfônico e música de câmara justos e, de alguma forma, funcionando).
13- Darko US - Darko
12- Papangu - Holoceno
11- Gojira - Fortitude (Não é um dos meus favoritos deles, porém continua sendo Gojira)
10- Converge & Chelsea Wolfe - Bloodmoon: I
9- Mastodon - Hushed and Grim
8- VOLA - Witness (O melhor álbum de prog do 2021 que, quase, ninguém ouviu).
7- Lorna Shore - ...And I Return To Nothingness (To the Hell fire tem o breakdown mais maravilhosamente idiota que eu já ouvi, coisa de louco os vocais aqui).
6- The Ruins of Beverast - The Thule Grimoires (impressionante como soa "do mal" esse álbum de BM, ótimo projeto de só um músico).
5- Archspire - Bleed The Future
4- Cynic - Ascension Codes (ainda sinto saudades dos guturais, mas continua bom).
3- Yukika - timeabout, (por enquanto essa tem uma discografia impecável, pop de ótima qualidade, inclusive presando muito pelo instrumental).
2- Frontierer - Oxidized (Mathcore mais agressivo não existe).
1- BTBAM - Colors II (conseguir fazer jus a um dos melhores álbuns de prog metal da história em uma ótima sequência é algo louvável).
OTIMA LISTA RICARDO, A MINHA TEM MUITA COISA IGUAL . VAI ABAIXO.
ResponderExcluirminha LISTA MELHORES 2021
1-Mastodon – Hushed And Grim
2-Volbeat – Servant Of The Mind
3-Seventh Crystal – Delirium
4-Inglorious – We Will Ride
5-The Night Flight Orchestra – Aeromantic II
6-The Darkness – Motorheart
7-Soen Imperial
8-Iron Maiden – Senjutsu
9-Teramaze and the beauty they perceive
10-Jess And The Ancient Ones – Vertigo
11-Neil Young and Crazy Horse – Barn
12-Leprous Aphelion
13-Greta Van Fleet – “The Battle At Garden’s Gate
14-Royal Blood – “Typhoons
15-Black Keys – “Delta Kream”)
16-The Steel Woods – All of Your Stones
17-Blackberry Smoke – “You Hear Georgia”
18-Big Big Train – “Common Ground
19-Toby Hitchcock – “Changes
20-CODY JINKS MERCY
21-Vintage Trouble – “Juke Joint Gems
22-Devils in Heaven Rise
23-The Vintage Caravan – “Monuments”
24-Biffy Clyro – “The Myth of the Happily Ever After”
25-Mammoth WVH – Mammoth WVH
Minha lista, sem ordem de preferência e sem concessões a modismos e pop music:
ResponderExcluirLock Up - The Dregs of Hades
Hypocrisy - Worship
First Fragment - Gloire Eternelle
Inferi - Vile Genesis
Dold Vorde Ens Navn - Mørkere
Darkwoods My Betrothed - Angel of Carnage Unleashed
Thulcandra - A Dying Wish
Yoth Iria - As the Flame Withers
Sarke - Allsighr
1914 - Where Fear and Weapons Meet
Grand Cadaver - Into The Maw Of Death
Throne - Pestilent Dawn
Thyrfing - Vanagandr
Voices - Breaking The Trauma Bond
Crypta - Echoes of the Soul
Go Ahead And Die - Go Ahead and Die
Harakiri For The Sky - Maere
Impaled Nazarene - Eight Headed Serpent
Seth - La Morsure Du Christ
Aborted - ManiaCult
Blood Red Throne - Imperial Congregation
Cannibal Corpse - Violence Unimagined
Carcass - Torn Arteries
Crescent - Carving The Fires Of Akhet
Marianas Rest - Fata Morgana
Nervosa - Perpetual Chaos
Stortregn - Impermanence
Todd La Torre - Rejoice In The Suffering
Proscriptor McGovern’s Apsu – Proscriptor McGovern’s Apsu
MØL - Diorama
Archspire - Bleed The Future
Obscura Qalma - Apotheosis
Exodus - Persona Non Grata
Obscura - A Valediction
Diabolizer - Khalkedonian Death
Dordeduh - Har
Be'lakor - Coherence
Dormant Ordeal - The Grand Scheme Of Things
Duskmourn - Fallen Kings And Rusted Crowns
Ethereal Shroud - Trisagion
Kaatayra - Inpariquipê
Mare Cognitum - Solar Paroxysm
Legal vê o Soen na lista!
ResponderExcluirMuitos discos excelentes nesse ano.
ResponderExcluirMeu top 15 ficou assim:
1. Gojira - Fortitude
2. Face To Face - No Way Out But Through
3. Steven Wilson - The Future Bites
4. Smith/Kotzen - Smith/Kotzen
5. Dead Daisies - Holy Ground
6. Alice Cooper - Detroit Stories
7. Helloween - Helloween
8. Blaze Bayley - War Within Me
9. Inglorious - We Will Ride
10. Volbeat - Servant Of The Mind
11. Iron Maiden - Senjutsu
12. Blackberry Smoke - I Hear Georgia
13. Nervosa - Perpetual Chaos
14. Mastodon - Hushed and Grim
15. Turnstile - Glow On
Quando vejo uma lista como essa percebo claramente que o abismo entre o que certa parcela da crítica e o público gostam parece ficar cada vez mais profundo! Este abismo sempre existiu, mas se antes esta parcela da crítica era formadora de opinião, hoje não forma opinião nenhuma e à cada dia fica mais submersa em sua bolha insignificante. A lista do COLLECTORS, preenchida em quase toda a sua totalidade com artistas revisionistas que só olham para o passado, parece nas entrelinhas querer dizer que desde os anos 1970 não se fez nada de interessante na música. E depois estes mesmos artistas vem reclamar que os jovens não os ouvem mais!!! Mas como que os jovens vão ouvi-los se eles fazem música com odor de naftalina?
ResponderExcluirNossa, realmente, só banda véia ...
ExcluirAchei esta tua "piada" curiosa, Seelig. O GRETA VAN FLEET, por exemplo, pode ser uma banda formada por adolescentes espinhudos, mas o som que ela faz é "das antigas" e não tem nada de contemporâneo. Aliás, talvez nem os pais dos integrantes da banda fossem nascidos quando o LED ZEPPELIN estava na ativa! Para mim é meio óbvio que o que torna uma banda moderna e atual não é a idade de seus integrantes ou o ano em que ela foi fundada...Ou seja: uma banda de jovens que foi criada ontem pode fazer um som conservador e retrô e um senhor de 150 anos que tem 120 anos de carreira pode fazer um som avant-garde!
ExcluirUai...essa eu não entendi. Que eu saiba a collectors nunca teve o objetivo de ditar tendências ou formar opiniões sobre o que há de mais moderno na música atual. Sempre vi como um blog frequentado por pessoas que gostam de som e pautado pelo gosto do criador do blog.
ExcluirFaça o seguinte Cleibsom, forneça uma lista de 10 títulos ou 15 títulos, do que achou legal, na sua opinião, para que possamos olhar com profunda alegria sua opinião em prática, por gentileza.
ExcluirTony, serei mais prático e apenas citarei os discos da lista do Collectors que para mim merecem ser ouvidos com mais atenção. Como bônus, citarei no final para ti o melhor disco de 2021 para mim e espero com isso satisfazer com extrema felicidade sua curiosidade singela: Mastodon - Hushed and Grim; Gojira - Fortitude; Moonspell - Hermitage e Soen – Imperial. Esses discos, mesmo assumindo suas influências, não colocam o passado em um altar sagrado e nostálgico que merece apenas ser reproduzido idêntico ao que foi e tentam olhar para a frente! Melhor disco de 2021: MADLIB - SOUND ANCESTORS.
ExcluirEntendi seu lado, ma broda. realmente, muitos dos artistas são bandas novas, de fato, mas revisionistas, que nada de novo trazem à baila. No entanto, me parece que o Cadão apenas elencou o que mais lhe agradou ao logo do ano, sem esse tipo de juízo de valor, saca? Eu achei a lista musicalmente falando, muito boa. Mas tem ai uma turma reeditando ideias, claro. Até porque é difícil ser original em um terreno onde tanto já se plantou né? Grande abraço!
ExcluirEu adoro as suas listas! Não concordo com várias indicações, mas questão de gosto total. Sempre descubro coisas novas, faço playlists a partir delas, verdadeiro parque de diversões. Obrigada por esse trabalho supimpa!
ResponderExcluirPara mim, faltou alguns excelentes discos lançados este ano como CYR, do Smashing Pumpkins. Mas sei que você colocou também seu gosto pessoal.
ResponderExcluirÓtima lista, a minha única mudança seria na inversão das posições 1 e 2.
ResponderExcluirO legal de ver essas listas é que tem sempre algo que passou despercebido ao longo do ano. Dá pra fazer uma lista enorme de bons discos do mainstream e outra de bandas undergrounds.
ResponderExcluirPara variar, a lista da Collectors é uma baita referência.. Funciona para mim como bússola... Valeu Seelig! Segue a minha humilde lista:
ResponderExcluirO ano de 2021, para mim, foi para resgatar amores antigos...
1 - HELLOWEEN - HELLOWEEN (Ouvir algo novo com a formação clássica do Helloween foi suficiente para elevar o disco à primeira posição da minha lista).
1 - HARD SKOOL - GUNS N' ROSES - Não é um disco, é apenas um single... mas como aconteceu com o Helloween, Ouvir algo novo com a "formação clássica" (Axl, Slash e Duff) do meu Guns, com certeza, foi capaz de colocar essa música Hardona na primeira posição.
2 - LUCIFER - LUCIFER IV - Pra quem adora um Hardão setentista com vocais femininos! Que capa irada! Que som!
3 - SENJUTSU - IRON MAIDEN - Não sou aquele super fã de Iron, mas esse disco ficou muito maneiro.
4 - AEROMANTIC II - THE NIGHT FLIGHT ORCHESTRA - Curte um AOR? Pra mim, o TNFO é a melhor banda atual de AOR...
5 - THE FUTURE BITES - STEVE WILSON - Baita músico! Ótimo disco! Até a minha mulher gostou!
6 - TIME CLOCKS (2021) E ROYAL TEA (2020) - JOE BONAMASSA - Sensacionais discos de Blues contemporâneo! Viciante demais.
TORN ARTERIES - CARCASS - Porrada nas ventas. Melhor banda de GRINDCORE, pelo menos para mim.
7 - RELUCTANT HERO - KILLER BE KILLED (2020)
8 - HUSHED AND GRIM - MASTODON
9 - FORTITUDE - GOJIRA
10 - IN THE COURT OF THE DRAGON - TRIVIUM
11 - THE BATTLE AT GARDEN'S GATE - GRETA VAN FLEET
12 - A VIEW FROM THE TOP OF THE WORLD - DREAM THEATER
13 - RETRANSMISSION - W.E.T
14 - LEVIATHAN - INNER CALL
15 - TURNING THE CRIME - DEEP PURPLE
16 - IMPERIAL - SOEN
17 - TOO MEAN TO DIE
18 - MOUNTAIN OF SUGAR - HEAVY FEATHER
19 - SERVANT OF THE MIND - VOLBEAT
20 - MONUMENTS - THE VINTAGE CARAVAN
Fortonite com certeza o melhor do ano, seguido do foo fighter com mais um album cheio de hits. Mas falta três bandas na minha opinião jinjer, spiritbox contemplando o rock moderno, e o king of leon que fez um excelente álbum
ResponderExcluirMuito legal, essas listas são realmente muito úteis para conhecermos coisas novas, adoro acompanhá-las nessa época do ano e as da Collectors Room em geral são as minhas favoritas. Esse ano resolvi fazer também a minha lista, segue para compartilhar com os colegas:
ResponderExcluir### Melhores Discos de 2021 - Top 30
1. Senjutsu; Iron Maiden
2. Hushed and Grim; Mastodon
3. Detroit Stories; Alice Cooper
4. Damn! That Was Easy; The Lucid Furs
5. Fortitude; Gojira
6. Mojo Skyline; The Dust Coda
7. Mammoth WVH; Mammoth WVH
8. Holy Ground; The Dead Daisies
9. Los Años Salvajes; Fito Paez
10. The Burden of Restlessness; King Buffalo
11. Medicine at Midnight; Foo Fighters
12. Smith/Kotzen; Smith/Kotzen
13. Time Clocks; Joe Bonamassa
14. A View From The Top Of The World; Dream Theater
15. Infinite Granite; Deafheaven
16. Dirty Honey; Dirty Honey
17. Kill Grid; Enforced
18. Delirium; Seventh Crystal
19. Mountain of Sugar; Heavy Feather
20. Doom Crew Inc.; Black Label Society
21. Violence Unimagined; Cannibal Corpse
22. Perpetual Chaos; Nervosa
23. Tightrope; Cactus
24. Bronx VI; The Bronx
25. Hallucinations of a Higher Truth; Bill Fisher
26. The Battle at Garden's Gate; Greta Van Fleet
27. In Another World; Cheap Trick
28. You Hear Georgia; Blackberry Smoke
29. Lucifer IV; Lucifer
30. Aeromantic II; The Night Flight Orchestra
Valeu, galera, uma excelente 2022, parabéns pelo trabalho, Ricardo. Um abraço de Tubarão/SC.