Review: Bob Marley & The Wailers – The Complete Island Recordings (2021)


The Complete Island Recordings
é uma caixa com 11 CDs lançada nos Estados Unidos e na Europa em 2015, e que cobre toda a trajetória do lendário Bob Marley na gravadora Island, que foi sua casa do início ao fim da carreira. O box foi lançado no Brasil em 2021 pela Universal Music e é uma ótima dica para quem é fã do rei do reggae ou quer conhecer uma das obras musicais mais influentes e espirituais do século XX.

Fazem parte da caixa os álbuns Catch a Fire (1973), Burnin’ (1973), Natty Dread (1974), Rastaman Vibration (1976), Exodus (1977), Kaya (1978), Survival (1979), Uprising (1980) e Confrontation (1983), este último lançado dois anos após a morte de Marley. Além disso, estão no box também os ao vivos Live! (1975) e Babylon by Bus (1978). Todos esses álbuns foram gravados por Bob Marley ao lado dos fenomenais The Wailers e são um documento fundamental sobre a história e desenvolvimento do reggae, que nasceu na Jamaica no final dos anos 1960 e com Marley à frente se transformou em um dos gêneros musicais mais influentes e populares do mundo, impactando estilos diversos como o rock, o pop e até mesmo o jazz.

Ouvir esses 11 discos em sequência é uma experiência transformado e esclarecedora. O som cru e até mesmo rascante dos primeiros álbuns vai evoluindo álbum a álbum até chegar ao refinamento de Exodus, para muitos o melhor trabalho de Bob. Além disso, as performances presentes nos dois álbuns ao vivo são incríveis, com as canções ganhando contornos transcendentais e tornando a música de Marley e dos Wailers ainda mais forte.


Graficamente, os CDs vem acondicionados dentro de uma resistente caixa e as embalagens são todas cardboards, reproduzindo as artes das edições originais em vinil. O material traz um livreto de 24 páginas, além de um encarte de quatro páginas com todos os créditos.

A edição brasileira contém um pequeno erro: no álbum Kaya, as canções “Sun is Shining” e “Is This Love” estão impressas nas posições trocadas tanto na capa do CD quanto no livreto.

The Complete Island Recordings é um documento incrível sobre a música e a obra de Bob Marley. Com acabamento simples e preço atrativo, o box é muito bonito e, musicalmente, traz todos os clássicos que transformaram Marley em um deus da música.

Compre com desconto pelo link abaixo:


Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.