Review: Discharge – Why (1981, relançamento 2021)


A Hellion Records vem fazendo um resgate muito legal de raridades não apenas do metal da década de 1980, mas também do punk e hardcore. Após lançar álbuns clássicos do Dead Kennedys e do G.B.H., chegou a vez da banda inglesa Discharge voltar às lojas brasileiras pelas mãos da gravadora paulista.

Why, lançado originalmente em 1981, é o quarto EP do grupo, ainda que muitos o considerem o primeiro álbum da banda (que seria lançado somente no ano seguinte com o título de Hear Nothing See Nothing Say Nothing). Natural de Stoke, cidade tradicionalmente de trabalhadores, o som do Discharge sempre foi marcado por letras extremamente críticas e por uma musicalidade intensa e agressiva, que não por acaso influenciou de maneira profunda diversos gêneros de metal extremo como grindcore, thrash e black metal. A banda inclusive era venerada aqui no Brasil em meados da década de 1980 e teve grande influência também sobre nomes hoje lendários do metal nacional como Sepultura e Ratos de Porão.

O CD traz as dez faixas presentes em Why e mais quatro bônus vindas direto do EP Decontrol (1980), sendo a mais longa com 2 minutos e meio de duração. Esse relançamento, que vem em slipcase e traz um pôster exclusivo, mostra o quão importante os ingleses foram para a música extrema, e isso por si só já justifica a presença desse álbum na coleção.


Comentários