Review: Rebel – Stargazer (1982, reedição 2021)


John Lawton fez o seu nome como vocalista do Lucifer´s Friend e do Uriah Heep, as duas principais bandas de sua longa carreira. Porém, o vocalista inglês, que infelizmente faleceu em 2021, fez parte de vários grupos e projetos, e um dos mais legais foi o Rebel.

O Rebel surgiu após o lançamento do seu primeiro álbum solo, Heartbeat (1980). A banda era formada pelo vocalista ao lado do guitarrista Tommy Clauss, do tecladista Albert Stübler, do baixista Peter Weber e do baterista Peter Garratoni. A sonoridade tem elementos do Uriah Heep e do Rainbow pós-Dio.

Produzido pelo próprio John Lawton, Stargazer traz oito faixas, todas variando entre 2 e 4 minutos, com exceção da composição que fecha o álbum, “Wings of Fire”, que beira os oito minutos. Ou seja, o som é bastante direto e cheio de energia, sem maiores firulas ou arranjos grandiosos. É um hard & heavy contagiante, com excelentes vocais e instrumental competente.

Entre as canções, destaque para a faixa-título, “Broadway Nights”, “Give It All You Got” (com um sutil flerte com a então nascente AOR), “Iron Horse” e “Hold Your Head Up”.

Stargazer foi relançado no Brasil pela Hellion Records em 2021 em uma edição digipack que traz um pôster com brinde. Um resgate oportuno para quem se interessa por obscuridades do som pesado.


Comentários