Review: The Giant Void - Thought Insertion (2021)


Que o Brasil é um dos maiores celeiros mundiais de bandas de metal, qualquer pessoa que foi além do Angraverso sabe. E esse fértil terreno ganhou mais um integrante com a formação do The Giant Void, projeto que conta com o vocalista Hugo Rafael e o guitarrista Felipe Colenci. O disco de estreia do grupo, Thought Insertion, foi lançado nos apps de música em outubro de 2021, o CD veio ao mundo no final do ano e chegou às minhas mãos nas últimas semanas.

Thought Insertion traz nove músicas executadas pela dupla ao lado do baterista Michael Ehré, que gravou as suas partes direto de seu home studio na Alemanha e tem no currículo passagens por bandas como Gamma Ray, Metalium e Uli Jon Roth. O disco conta também com a participação do vocalista Adrián Barilari, da lendária banda argentina Rata Blanca. Marcam presença no disco também os vocalistas Geraldo Côrtes e Renan Roveran, o baixista Tomas Andugar e o tecladista Francisco Rangel. Colenci assumiu, além da guitarra, também o baixo e teclado em praticamente todas as músicas, além de assinar a produção.

Musicalmente o que ouvimos é um metal técnico e com influências de prog, tudo embalado por melodias e uma abordagem contemporânea. O trabalho de guitarra é excelente, mostrando toda a técnica de Colenci tanto nos solos quanto nos riffs. O vocal de Hugo é potente e agradável, com uma performance igualmente ótima. Como curiosidade vale mencionar que ele participou do programa The Voice Brasil e faz parte do Sambô, grupo que grava versões de clássicos do rock em ritmo de samba. Mas uma coisa posso garantir: se você não soubesse dessa informação jamais ligaria a sua voz ao Sambô, cujo trabalho é, pelo menos na minha opinião, péssimo.

Todo o tracklist é muito forte e coloca um sorriso no rosto de qualquer pessoa que gosta de metal. Vale destacar a abertura com “Voidwalker”, “Bite the Bullet” (com participação de Barilari), “Beltalowda”, “Pale Blue Dot (Meant to Last)” e a impressionante “Chernobyl”, que fecha o álbum em arregaço sônico de mais de oito minutos.

Uma bela surpresa e mais uma ótima banda brasileira pra gente curtir!

 

 


Comentários

  1. Fui conferir e gostei muito do que ouvi. Obrigado por mais essa bela dica, Ricardo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.