Quadrinhos: Popeye – Um Homem ao Mar, de Ozanam e Lelis (2021, Skript)


Um dos personagens mais populares da cultura pop, Popeye curiosamente possui uma origem não muito conhecida pelos leitores. Grande parte da mitologia do personagem, incluindo a força adquirida a partir do consumo de espinafre, o personagem Brutus e outros elementos, foram inseridos a partir da década de 1940 pelas animações produzidas pelo Fleischer Studios e pela Paramount, e que se tornaram extremamente populares em todo o mundo.

Mas Popeye já existia muito antes disso. Criado em 1929 por E.C. Segar como um personagem coadjuvante da revista Thimble Theatre, Popeye caiu no gosto dos leitores e logo assumiu o protagonismo da série. Mas essa fase inicial era muito diferente, permeada com ar meio trágico e melancólico que não lembra em nada o humor pastelão das animações. Toda essa trajetória é contada na introdução de Popeye – Um Homem ao Mar, em um ótimo texto escrito por Diego Moreau, editor da edição brasileira da HQ.

Publicada em 2019 na França, Popeye – Um Homem ao Mar teve a sua versão brasileira lançada no final de 2021 pela Skript Editora em uma edição luxuosa em capa dura no formato 20x28 cm, 120 páginas e papel couchê. O roteiro escrito pelo francês Antoine Ozanam presta uma homenagem ao período inicial do personagem, traduzindo de forma efetiva o cotidiano simples e duro de quem ganha a vida trabalhando com o mar. A arte do brasileiro Lelis é lirismo puro, com um traço leve e repleto de movimento, e que fica ainda mais sublime com a bela colorização em aquarela.

Uma das melhores HQs publicadas no Brasil nos últimos anos, Popeye – Um Homem ao Mar mostra a Skript dando um grande passo para se consolidar de vez no extremamente competitivo mercado de quadrinhos brasileiros, e ao lado de outros lançamentos recentes da editora catarinense como Em Fuga! (do próprio Lelis) e Lavennder (parceria com a lendária editora italiana Bonelli), é uma leitura pra lá de recomendada para quem enxerga as histórias em quadrinhos como uma forma de expressão que vai muito além do universo de super-heróis.

Compre Popeye – Um Homem ao Mar com desconto no link abaixo:

Comentários