Review: Todd Michael Hall – Sonic Healing (2021)


Vocalista do Riot V (que é o velho Riot formado em 1975 mas com o V no nome, adicionado após a morte do guitarrista e líder Mark Reale, em 2012), Todd Michael Hall lançou o seu primeiro álbum solo em 2021. Intitulado Sonic Healing, o disco traz o cantor fazendo uma parceria criativa com Kurt Vanderhoof, guitarrista do Metal Church, e é dedicado à memória do irmão de Todd, Jon.

A princípio, esse álbum parece interessar apenas aos fãs do Riot e da voz de Hall. No entanto, ao dar play nas dez canções do trabalho – que na edição brasileira lançada pela Hellion Records vem com mais cinco faixas bônus -, a coisa muda de figura. É muito fácil ser conquistado pelas canções presentes em Sonic Healing, e permitir-se isso é recompensador.

Musicalmente, não espere nada na linha do Riot. O som é um hard heavy com ecos setentistas e oitentistas, e tem como principais características linhas vocais muito bem construídas por Todd, levando inadvertidamente a canções repletas de melodias cativantes. O álbum chega a ter elementos de um AOR mais clássico, lembrando os primórdios do gênero, quanto os teclados não haviam assumido o protagonismo e a guitarra ainda conduzia as canções. “Somebody’s Fool” é um grande exemplo dessa constatação. Vanderhoof também traz uma abordagem muito diferente da que ouvimos no Metal Church, e sua guitarra bebe em nomes como Foghat, Ted Nugent, Foreigner, REO Speedwagon e Aerosmith na construção dos riffs.

Entre as faixas bônus presentes na edição brasileira, duas delas são um tanto dispensáveis, porém os covers para “Just What the Doctor Ordered” de Ted Nugent, e, principalmente, as versões matadoras para “Let It Go” do Def Leppard e “Fight the Good Fight” do Triumph, são verdadeiras pérolas e estão entre os destaques do tracklist. Outros pontos altos podem ser ouvidos em “Overdrive”, “Let Loose Tonight”, “All on the Line” (que figuraria tranquilamente em um álbum do Foreigner nos anos 1970, por exemplo), “Like No Other”e “Somebody’s Fool”.

A edição da Hellion Records, além das já citadas músicas bônus que tornam a versão brasileira exclusiva em todo o mundo, vem com encarte de oito páginas com todas as letras.

Sonic Healing é um álbum muito agradável e surpreende pela qualidade gerada pela parceria entre Todd Michael Hall e Kurt Vanderhoof. Não deixe uma pérola como essa passar batido, aproveite o lançamento nacional e adquira a sua edição.


Comentários