Livro: Chris Cornell – A Biografia, de Corbin Reiff (2021, Estética Torta)


Publicado nos Estados Unidos em 2020, Chris Cornell – A Biografia saiu no Brasil pela editora Estética Torta em uma bela edição em capa dura com 432 páginas, pintura trilateral preta e capa exclusiva. Como curiosidade, vale citar que a edição norte-americana tem o título de Total Fucking Godhead (em tradução literal, O Dono da Porra Toda). Escrito por Corbin Reiff, jornalista com passagens pela Rolling Stone, Billboard e os principais veículos da imprensa musical norte-americana, a edição brasileira foi traduzida por Marcelo Vieira. E aqui vale mencionar o excelente trabalho editorial, pois a tradução é super fluída e ainda inclui literalmente centenas de notas de rodapé contextualizando cada citação, além de contar com uma revisão primorosa.

Até hoje, passados mais de cinco anos de sua morte, a perda de Chris Cornell é dolorida e incompreensível. A maior voz de sua geração, transformado em deus do rock ao liderar o Soundgarden e como vocalista do Audioslave, dono de uma potência vocal impressionante, compositor prolífico e frontman hipnótico, Cornell sucumbiu ao mal silencioso do nosso tempo: a depressão. E tudo isso passando a sensação de ter acontecido da noite para o dia, afinal só ele mesmo sabia o que passava em sua cabeça enquanto parecia feliz em seus shows e aparições.

O livro conta toda a vida do vocalista, começando na infância e indo até o final de sua carreira. Grande parte é dedicada ao Soundgarden e à gênese do grunge, afinal a banda foi a pioneira e responsável por chamar a atenção da grande mídia para a cena de Seattle, que na sequência daria ao mundo banda icônicas como Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains. O relato contado por Reiff é apaixonante e faz o leitor mergulhar fundo na história de Cornell, fazendo com que até mesmo quem nunca foi o maior fã da banda, como é o meu caso, se identifique com a força de sua trajetória.

Rico em detalhes e especialmente dolorido no capítulo final, dedicado às últimas horas de Chris, o livro é, facilmente, uma das melhores biografias que li nos últimos anos. Editorialmente perfeito e carregada com as conquistas, os amores e as dores da maior voz de sua geração, Chris Cornell – A Biografia é um dos melhores títulos da Estética Torta e leitura indicadíssima para todo mundo que ama a música.

Compre com desconto abaixo:


Comentários