Um guia sobre as gravadoras brasileiras especializadas em heavy metal


O Brasil possui um dos públicos mais apaixonados por metal de todo o mundo, e as próprias bandas reconhecem isso, com diversos álbuns ao vivo antológicos gravados em nosso país. Além disso, o mercado consumidor de heavy metal tem uma característica que sempre o acompanhou, que é hábito do fã comprar os itens das bandas que gosta. E apesar de vivermos em uma época cheia de possibilidades nos streaming, essa paixão pela mídia física segue forte entre os fãs de metal, tão forte que revitalizou o mercado brasileiro e fez surgir diversos selos/gravadoras nos últimos anos, que estão lançando itens muito legais por aqui.

Abaixo você tem um guia com as principais gravadoras especializadas em metal que atuam no mercado nacional. As majors, como Universal e Warner, não foram incluídas, pois o foco aqui é divulgar o excelente trabalho que vem sendo realizado pelos selos médios e pequenos.

Classic Metal Records

A Classic Metal surgiu como uma loja online em 2006, e a partir de 2015 começou a atuar também como selo. Tem se especializado em lançar no Brasil edições com ótimo acabamento gráfico de álbuns clássicos e cults dos anos 1980. No catálogo da gravadora destacam-se itens de bandas como do Tokyo Blade, The Rods, Paul Di’Anno Battlezone, Volkana, Riot, Picture, Avenger, Cloven Hoof, Praying Mantis, Tank, Quartz, Vodu e outros. Além disso, investe também no lançamento de novos álbuns de bandas nacionais, como a estreia do RF Force.

O site da Classic Metal também possui um vasto catálogo de álbuns lançados por outros selos e é um excelente lugar para encontrar itens legais e diferenciados para a coleção.

Cogumelo Records

Uma das mais tradicionais lojas e selos brasileiros, a Cogumelo possui uma loja física em Belo Horizonte e foi fundamental para o reconhecimento mundial da cena extrema mineira da década de 1980, lançando discos hoje clássicos como os primeiros álbuns do Sepultura e Sarcófago, além da compilação Warfare Noise e diversas outras bandas mineiras do período. Hoje, além de edições especiais dos clássicos do passado, possui um catálogo bastante amplo e focado no metal mais extremo, com álbuns de bandas como Drowned, Amen Corner, Chakal, Holocauto, Mutilator, NervoChaos, Overdose, The Mist, Vulcano e outros.

No site da Cogumelo é possível comprar também itens de outras gravadoras, com envio para todo o Brasil.

Cold Art Industry

A Cold Art Industry tem se destacado com o lançamento de edições limitadas e com acabamento gráfico diferenciado, e que tem recebido muitos elogios da comunidade colecionadora de CDs. O foco está no metal extremo, e o catálogo possui álbuns de bandas como Cannibal Corpse, Swallon the Sun, Draconian, Insomnium, Rotting Christ, Septicflesh e Tiamat. O site da ColdArt também funciona como uma loja virtual dedicada ao metal extremo, com itens muito interessantes. 

Dying Music

Como o nome indica, a Dying Music é um selo dedicado ao metal extremo, principalmente o death metal, e que tem trazido para o Brasil um catálogo bem interessante de lançamentos de bandas como Asphyx, Summoning, Malevolent Creation, Sinister, Absu, Dimmu Borgir, Exodus, Rotting Christ e outros.

O site da gravadora conta com uma loja virtual que vale a pena conferir. 

Encore Music

A Encore tem relançado diversos álbuns que estavam fora de catálogo no Brasil, trazendo novamente para as lojas discos de bandas como Iced Earth, King Diamond, Napalm Death, Fates Warning, Coroner, Razor e outras, além de novidades como os álbuns mais recentes do Jinger, Mammoth WVH (em parceria com a Wikimetal), KK’s Priest, Triptykon e Red Fang. Não encontrei o site e nem os perfis em redes sociais da gravadora.

Evil Invaders Records

Gravadora e também uma loja on-line, com títulos bem legais pra todo fã de metal. Entre os títulos lançados pelo selo Evil Invaders estão álbuns de bandas como Living Death, Bulldozer, Stallion, Lizzy Borden, Samael, Razor, Holy Moses e Destroyer 666.

Acesse o site da Evil Invaders e aproveite. 

Heavy Metal Rock

Fundada em setembro de 1983, a Heavy Metal Rock é uma das mais tradicionais lojas de discos do Brasil. Conta com uma loja física em Americana (SP), loja on-line desde 1999 e também um selo ativo desde a década de 1990. Entre os lançamentos recentes da HMRock estão os novos álbuns do Heavy Water (banda que une Byff Byford e seu filho Seb), Saxon, Abbath, Kiko Shred e Trend Kill Ghosts, entre outros.

Compras seguras e entrega garantida, só clicar.

Hellion Records

A mais tradicional gravadora brasileira especializada em hard rock e metal, a Hellion Records atua há mais de trinta anos no mercado e possui um catálogo enorme de lançamentos próprios, totalizando quase 2 mil títulos já lançados no mercado brasileiro. Sempre trazendo novidades, a Hellion conta em seu catálogo com discos de gigantes como Dream Theater, Whitesnake, Uriah Heep, Venom, Paradise Lost, Jethro Tull, Tony Martin, HammerFall e vários outros, e nos últimos anos vem se especializando no relançamento de discos obscuros do metal dos anos 1970 e 1980.

Todo o catálogo está no site, que também possui itens de outros selos.

Kill Again Records

Especializada em metal underground, a Kill Again começou como distribuidora em 1993 e evoluiu para um selo a partir de 2002. O catálogo é vasto, e o principal destaque são os discos do Violator, todos lançados pela gravadora. Entre os lançamentos recentes estão álbuns do Grim Reaper, Dealer, Malevolent Creation, Onslaught, Vader, Witchery e outros.

Acesse o site da Kill Again.

Marquee

Gravadora do Rio de Janeiro, na ativa desde 2003. O catálogo conta com álbuns de bandas como Armored Saint, Fates Warning, Lizzy Borden, Andralls, Eskröta, Blitzkrieg e outros. Não encontrei site e nem loja on-line.

Metal Relics

O trabalho excelente de curadoria e CDs com ótimo acabamento gráfico tem destacado a Metal Relics nos últimos anos, e de forma merecida. Criada em 2016, o objetivo da gravadora é trazer materiais raros e diferenciados para o mercado brasileiro, o que tem feito com louvor. Entre os lançamentos recentes da Metal Relics estão o elogiado novo disco do Caravellus e álbuns da banda como Tribulation, Wizards, Hellish War, Aquaria e Twilight Aura.

A loja on-line conta com todos os itens do catálogo da gravadora e também com álbuns nacionais e importados.

Metal Army / Mindscrape Music

A Mindscrape Music acabou de alterar seu nome e logo para Metal Army, e atua no mercado desde 2014. O foco é o metal extremo, com itens de altíssima qualidade gráfica. O selo lançou no Brasil recentemente álbuns do Swallon the Sun, Abbath, Gaahls Wyrd, Darkthrone, Paradise Lost, Katatonia, Mayhem e outros.

O site possui loja on-line com itens do próprio selo e também de outras gravadoras.

MS Metal Records

A MS Metal Records chamou a atenção e se tornou mais conhecida com o lançamento de Vera Cruz, o elogiado disco mais recente de Edu Falaschi, que pelas mãos da gravadora chegou ao mercado em duas edições muito bonitas e de encher os olhos. Mas o catálogo vai além das obras do ex-vocalista do Angra e conta com álbuns de diversas bandas nacionais clientes da MS Metal Press, uma das mais tradicionais assessorias de imprensa do mercado, além de compilações em tributo a artistas como Sepultura e outros nomes da cena brasileira.

Saiba mais no site.

Mutilation Records

Selo focado em metal extremo, que tem a sua origem em uma das mais tradicionais lojas da Galeria do Rock, em São Paulo. Entre os artistas já lançados pela Mutilation Records no Brasil estão nomes como Abbath, Amon Amarth, Atheist, Cannibal Corpse, Dark Funeral, Immolation, Kind Diamond, Krisiun, Napalm Death e Tyr, entre outros.

Possui loja on-line com vasto catálogo.

Nihil Productions

Gravadora gaúcha com sede em Porto Alegre, especializada em metal extremo. Entre os itens lançados pelo selo no Brasil estão álbuns de bandas como Mortiferum, Noxis e Decresy. Possui loja on-line com os lançamentos próprios e também álbuns de outras gravadoras.

Nuclear Music Records

Gravadora e loja on-line dedicada aos mais variados gêneros do metal. O catálogo do selo conta com álbuns do Dark Tranquility, Exodus, Iced Earth, In Flames, Sacred Reich e Tribulation, entre outros. A loja on-line oferece os itens da gravadora e álbuns de outros selos

Obskure Chaos Distro

Selo independente localizado em São Paulo, com foco no metal extremo. A loja on-line traz CDs, LPs, camisetas e outros itens lançados pelos caras, com destaque para títulos do Bathory.

Old Shadows Records

Também com foco no metal extremo, com lançamentos nacionais de álbuns do Cardiac Arrest, Galvanizer, Impaled e outros. Loja on-line com CDs, LPs, K7s, camisetas e muito material

Rapture Records

Gravadora catarinense com sede em Criciúma, atuando desde 2006. Especializada no metal extremo, com vasto catálogo de títulos. Destaque para álbuns de bandas como Corporate Death, Sinister, Sorcery e outros. Loja on-line com os títulos do selo e de outras gravadoras

Rock Brigade

Veterana no mercado, a Rock Brigade foi criada em 1986 e dominou os lançamentos de CDs de heavy metal no Brasil durante a década de 1990 e a primeira metade dos anos 2000. Porém, questões administrativas levaram a uma diminuição na oferta de itens, reposicionando o selo no mercado. Entre os lançamentos recentes da Rock Brigade Records estão álbuns de bandas como Trapeze, Killer, Cannibal Corpse, Alcatrazz e The Troops of Doom.

Não tem loja on-line, infelizmente, mas vale uma visita ao site.

Shinigami Records

A Shinigami é uma das maiores gravadoras brasileiras no segmento de hard e metal. Fundada no início da década de 2010 em São Paulo, possui um grande catálogo com bandas reconhecidas no mundo todo, e seus itens são elogiados pela ótima qualidade gráfica e de áudio. Os lançamentos recentes da Shinigami incluem álbuns de nomes como Crazy Lixx, Jeff Scott Soto, Joe Satriani, Marillion, Behemoth, Gamma Ray e outros.

Loja on-line com todo o catálogo disponível e bons preços, só clicar.

Urubuz Records

Gravadora do Rio de Janeiro fundada em 2009 e que desde então vem lançando itens bastante interessantes no mercado. Entre os CDs que ganharam edições nacionais através do selo estão álbuns de bandas como Armored Saint, Behemoth, Dokken, Evergrey, Graveyard, Haken, Kansas, Leprous, S.O.T.O. e Soen. Não possui loja online, e o site pode ser acessado aqui.

Valhall Music

Loja e gravadora, com um catálogo bastante interessante e que conta com CDs de bandas como Accept, Arch Enemy, Avantasia, Bonfire, Dynasty, Edguy, Lacuna Coil, Nevermore e U.D.O. A loja online é bastante conhecida por fazer promoções com preços acessíveis.

Voice Music

Atuando como gravadora e distribuidora, a Voice Music é uma das mais tradicionais empresas do ramo, tendo iniciado as suas operações em 1998. O catálogo é gigantesco e conta com álbuns de ícones como Angra, Black Sabbath, Edu Falaschi, Epica, Faith No More, Glenn Hughes, Iced Earth, Joe Bonamassa, Kiko Loureiro, Motörhead, Paradise Lost, Shaman, Soulfly e Trapeze. Não possui loja online, mas o site pode ser acessado aqui.

Wikimetal

Um dos maiores sites brasileiros dedicados ao rock e heavy metal, o Wikimetal também atua como gravadora e possui em seu catálogo álbuns de bandas nacionais e internacionais como Clautrofobia, KK’s Priest, Maestrick, Mammoth WVH, Project 46 e Viper, todos disponíveis em sua loja on-line.

Xaninho Discos

A Xaninho Discos, além de gravadora, também é uma agência de bandas. Possui loja on-line onde podem ser encontrados os lançamentos do próprio selo como Cannibal Corpse, Mayhem, Napalm Death, Nervochaos, Surra e Vulcano.

Comentários

  1. Faltaram grandes selos como Die Hard Records, Golden Hill, MusiK Records

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Die Hard tá lançado material ainda? Acho que não. Se sim, quais foram os últimos que eles lançaram? E os outros dois não encontrei na minha pesquisa, então que legal que você os citou nos comentários.

      Excluir
  2. O rock e metal até que andam bem servidos ainda nestas bandas. Infelizmente para os outros estilos a coisa complica ....

    ResponderExcluir
  3. Eu faria uma menção honrosa à Rocketz Records,que tem lançado constantemente albuns em formato K7, inclusive lançamentos do porte do Vera Cruz,do Edu Falaschi.

    ResponderExcluir
  4. Legal Ricardo! Excelente matéria/post! Tu saberia informar se alguma dessas gravadoras aceita "sugestão" de consumidores pra lançar álbuns que não saíram aqui no BR? Tenho em mente em especial os álbuns do Nordic Union (mas incluiria alguns outros tb). Muito obrigado! Vinicius.

    ResponderExcluir
  5. Post caprichado.

    Somos todos gratos por essas gravadoras continuarem sempre com suas atividades.

    ResponderExcluir
  6. parabéns pela matéria, todo o apoio e agradecimento a esses heróis que lutam arduamente para preservar a musica como estado de arte nesse país de tão pouca cultura e educação, em tempos de musica biodegradavel dos streamings da vida, obrigado grande ricardo pelo serviço de utilidade pública que você presta com este post

    ResponderExcluir
  7. Não imaginava que haviam tantos selos de metal no Brasil, isso é muito legal. Um selo que descobri recentemente (tipo, ontem :D ) que tem alguns lançamentos de bandas cearenses, inclusive acabei de comprar o CD Resistiremos, um tributo de bandas cearenses ao Dorsal Atlântica, é a Vertigem Discos. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo post!
    Dia desses estava justamente pesquisando sobre o tema no Google. Agora, meio que por acaso, encontro tudo "mastigadinho" aqui. Inclusive já salvei aqui para pesquisas futuras.
    👍🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.