A história da clássica Legend, a porta de entrada para a música de Bob Marley


Bob Marley faleceu precocemente, com apenas 36 anos, em 11 de maio de 1981, vitima de câncer. Sua vida, apesar de curta, foi suficiente para revolucionar a música, a cultura e o comportamento, levando o reggae para todo o mundo e apresentando um novo estilo de música que se tornou não apenas extremamente popular, mas também profundamente influente.

A discografia de Marley é composta de somente nove álbuns de estúdio – treze de colocarmos na conta as gravações pré Catch a Fire (1973), reunidas em quatro discos – e dois álbuns ao vivo. E o melhor disso tudo está em Legend, coletânea lançada originalmente em maio de 1984 e que traz todos os seus grandes hits. Um dos greatest hits mais vendidos de todos os tempos, Legend contabiliza mais de 25 milhões de cópias comercializadas e é o álbum de reggae mais vendido de todos os tempos. Seu impacto foi tão grande que acabou sendo incluída na posição 46 da famosa lista de 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos, publicada pela revista Rolling Stone. Além disso, está há 743 semanas não consecutivas no Billboard 200, segunda maior sequência da história, atrás apenas do clássico The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd. E não para por aí: permanece há 1.042 semanas no top 100 do UK Albums Chart, terceira maior sequência de todos os tempos, superada somente pelo Greatest Hits do Queen e por Gold, do Abba.

O tracklist original de Legend é composto por todos os dez singles de Bob Marley que chegaram ao Top 40 do Reino Unido, mais três canções gravadas ao lado dos Wailers originais (com Peter Tosh e Bunny Livingston): “Stir It Up”, “I Shot the Sheriff” e “Get Up, Stand Up”. Faz parte da lista original de canções também a linda “Redemption Song”, música de encerramento de Uprising (1980), último álbum lançado por Marley ainda em vida – seu sucessor, Confrontation (1983), foi um lançamento póstumo. Ao longo dos anos Legend recebeu diversos relançamentos, incluindo uma edição dupla que saiu em 2002 e trouxe um disco bônus com remixes produzidos em 1984.

Artista extremamente politizado e que nunca foi de usar meias palavras, Bob Marley tem em um Legend um retrato composto por suas músicas mais populares e que não são, necessariamente, as que contam com letras mais contestadoras. Essa característica fez com que o tracklist sofresse críticas ao longo dos anos, com escritores apontando que as canções presentes em Legend mostram o lado mais inofensivo da obra de Marley, com uma seleção livre de qualquer traço de radicalismo que pudesse prejudicar as vendas. O próprio Dave Robinson, que reuniu as músicas que entraram no álbum, admitiu em entrevista publicada em 2014 que a seleção de músicas foi feita para atrair o público branco e mostra apenas um lado da personalidade artística de Bob. Uma discussão válida, ainda mais em se tratando de um artista tão ativo e comprometido com suas causas como foi Bob Marley, mas que não diminui a importância de Legend como cartão de visitas do Rei do Reggae.


O sucesso estrondoso da coletânea levou ao lançamento, mais de uma década depois, de Natural Mystic: The Legend Lives On, que saiu em 1995 e ficou popularmente conhecida como Legend 2. O tracklist traz canções que priorizam a faceta mais política de Marley, exemplificada através de faixas como “So Much Trouble in the World”, “Africa Unite” e “War”, uma das maiores obras de seu legado e que é uma adaptação do histórico discurso que Haile Selassie, Imperador da Etiópia, fez na ONU em 1963. Vale lembrar que Selassie governou o país africano entre 1916 e 1974 e, além de seu imenso impacto político, era considerado deus pelos adeptos da religião rastafári.

Legend é um dos títulos fundamentais em toda coleção que se preze. Uma excelente introdução para o universo de um dos mais importantes músicos do século XX, responsável por popularizar um novo gênero musical que impactou artistas em todo o planeta.

A edição mais recente disponível no Brasil conta com dezesseis faixas e traz “Easy Skanking” e “Punky Reggae Party” como faixas extras. O encarte vem com 28 páginas comtodas as letras, fotos e um longo texto introdutório, além de dados técnicos e créditos.

Comentários

  1. Comprei a edição nacional, seguindo recomendação sua, pelo site do Ponto Frio. Preço excelente. O cd é maravilho, o encarte é lindo e as músicas excelentes. Não sou grande conhecedor de reggae, mas concordo que este disco é obrigatório!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.