Review: Warshipper – Past Essentials (2022)


O Warshipper é um dos melhores e mais cultuados nomes do death metal brasileiro, e acaba de ganhar um lançamento à altura de sua importância. Past Essentials é um CD duplo que reúne os dois primeiros álbuns da banda – Worshippers of Doom (2015) e Black Sun (2017) – em uma edição de luxo magnificamente produzida pelo selo Heavy Metal Rock. Além dos dois CDs, o material inclui um pôster exclusivo, encarte de dezesseis páginas e duas faixas bônus, “Absence of Colors – Blackened Version” e “Atheist | Respect! (Raw Version)”.

Confesso que sempre tive dificuldade em diferenciar o death do black metal, em identificar os elementos que constroem a identidade dos dois gêneros mais celebrados do metal extremo. Pode ser ignorância minha, mas o som do Warshipper soa aos meus ouvidos com elementos de ambos os estilos, e essa é uma qualidade que apenas o torna ainda mais rico.

A qualidade gráfica de Past Essentials, com uma capa magnífica criada pela C.F. Artwork e todo um projeto gráfico de encher os olhos, além do cuidado primoroso com a impressão, constrói a embalagem perfeita para dois álbuns sensacionais da banda paulista. O som que sai das caixas de som é um arregaço violento e cristalino, que contagia até mesmo indivíduos que não são consumidores fieis do lado mais extremo do metal, como é o meu caso. Além disso, salta os ouvidos como ambos os trabalhos ainda soam atuais e contemporâneos, mesmo tendo sido gravados há sete e cinco anos, respectivamente.

Muito se fala sobre a qualidade dos lançamentos importados, mas é preciso celebrar também o altíssimo nível que também encontramos nos itens nacionais. Past Essentials é um deles, um item incrível que celebra o legado de uma banda igualmente incrível, produzido com um cuidado e atenção minuciosos pela Heavy Metal Rock. Past Essentials é um sensacional eliteralmente de colecionador!

Um presente para os ouvidos, para os olhos e para todos os sentidos!.


Comentários