Quadrinhos: Superman – Identidade Secreta, de Kurt Busiek e Stuart Immonen (2018, Panini)


Superman: Identidade Secreta
inverte a perspectiva apresentada nas histórias de origem do maior personagem da DC Comics ao focar não na representação, mas sim no significado da figura do Superman. Escrita pelo sempre competente Kurt Busiek (Astro City, Marvels, Batman) e ilustrada por Stuart Immonen (Legião dos Super-Heróis, Supergirl, Homem-Aranha), é facilmente uma das mais belas histórias sobre o último filho de Krypton.

Somos apresentados a um jovem chamado Clark Kent, que possui o mesmo nome do alter ego do Superman e vive em um mundo como o nosso, onde o kryptoniano existe apenas nas histórias em quadrinhos. Alvo de bullying na escola e de brincadeiras familiares, o jovem vive à sombra do Superman até o momento em que, de maneira repentina, descobre também ter poderes.

O que Busiek propõe é um grande exercício de como seria para o Superman viver no mundo real, e faz isso de forma inventiva e com os pés fincados na realidade. Não há exageros e muito menos rompantes de fantasia, mas sim um roteiro muito bem escrito e que se revela, a cada virada de página, um belíssimo tributo à figura do Superman e à esperança que ele traz ao mundo. A arte de Immonen tem papel fundamental nessa percepção, com quadros lindos e repletos de sensibilidade.

Dividida em quatro capítulos, Superman: Identidade Secreta foi publicada originalmente entre janeiro e abril de 2004 e inicia na adolescência do personagem central e na descoberta de seus poderes, acompanha o jovem adulto Clark em sua mudança para Manhattan e a descoberta do amor de sua vida, mostra seus embates com o desejo do governo em controlar e descobrir mais seus poderes, e se encerra com Kent entrando na terceira idade e contemplando sua jornada. Tudo isso é contado em um encadernado de capa dura com 208 páginas publicado pela Panini em 2018, com direito a cards celebrando os 80 anos do Superman.

Sempre acreditei que Grandes Astros Superman, da dupla Grant Morrison e Frank Quitely, era a melhor história do personagem que já li. A beleza, o lirismo e a sensibilidade arrebatadoras de Kurt Busiek e Stuart Immonen em Superman: Identidade Secreta me fizeram mudar de opinião.


Comentários