Estética Torta: qualidade editorial, pré-vendas e atrasos


Eu fiquei bastante impressionando durante 2021 e 2022 com os lançamentos da editora Estética Torta, que trouxe para o Brasil ótimos livros focados principalmente em rock e metal, todos com uma qualidade editorial e gráfica primorosa. Resenhei doze desses títulos (leia aqui), e ainda tenho alguns na pilha de leitura. E todas as obras que li da editora foram, sem exceção, excelentes, com destaque para a fenomenal biografia de Andre Matos, a versão brasileira do clássico Lords of Chaos, a bio de Chris Cornell e a bíblia do hard rock oitentista Nöthin’ But a Good Time.

Acho que ficou bem claro que, em relação à qualidade, não há o que reclamar sobre o trabalho da Estética Torta. Porém, talvez por ter falado bastante sobre a editora tanto em textos quanto em vídeo (assista aqui), recebo muitos pedidos para que comente, e até mesmo reclamações, a respeito dos atrasos das pré-vendas anunciadas pela editora. Então, vamos responder em partes.

Em relação às reclamações sobre os livros vendidos em pré-venda e ainda não entregues, eu não possuo nenhum vínculo com a Estética Torta, apesar de ter deixado bem claro o quanto admiro o trabalho da editora. A minha função como jornalista, criador de conteúdo ou influenciador ligado ao rock e ao heavy metal é levar até o público da Collectors Room um conteúdo de qualidade, e isso se dá de várias formas. Como tenho uma preferência pessoal por escrever resenhas a respeito de praticamente tudo que escuto e leio, isso se dá através de reviews onde analiso as obras que consumo. E isso se deu, desde sempre, de forma isenta. Desde que o meu trabalho relacionado ao jornalismo musical começou a ganhar destaque, lá na segunda metade da década de 2000, o envio de material por parte de gravadoras, editoras e outras empresas se tornou constante. E aprendi desde cedo que, mais importante do que perpetuar a prática de “uma mão lava a outra”, tão comum na cena metal brasileira, era vital manter a minha integridade – e por extensão a da própria Collectors Room – acima de tudo. Como fiz isso? Aprendendo a separar a relação comercial que sempre existiu e precisa existir entre os parceiros do site, e a opinião crítica que sempre fez parte da minha personalidade. É preciso que fique bem claro: para nós que produzimos conteúdo relacionado ao rock e ao metal, gêneros musicais cada vez mais segmentados no Brasil, é vital ter o trabalho reconhecido por parcerias comerciais que são essenciais para que a nossa atividade siga sendo atrativa e rentável. É isso que faz com que a Collectors Room e outros sites se mantenham ativos em um nicho que encolhe a cada ano. Ao mesmo tempo, para que a Collectors Room e qualquer outro veículo se mantenha relevante e atraia essas parcerias, ele precisa ter uma integridade editorial, ser respeitado pelo mercado, pelos músicos, pelas empresas, pelos leitores. É uma via de mão dupla, com gravadoras e editoras querendo parceiros que agreguem (pela seriedade de sua atividade) e ajudem a divulgar o seu trabalho (pelo alcance que possuem), e criadores que enriquecem o seu conteúdo através dos recebidos dessas empresas.

Já em relação aos atrasos dos livros anunciados em pré-venda pela editora, entendo perfeitamente a frustração de quem comprou um título há alguns meses e com previsão de entrega para uma data específica, e vê esse prazo de entrega ser alterado. E entendo também receber reclamações e mensagens a respeito disso, afinal recomendei os livros em minhas análises. Em primeiro lugar, as pré-vendas são bem claras quanto à modalidade em que está acontecendo a negociação, e não escondem em nenhum momento que aquele livro em particular está sendo vendido agora mas a sua entrega acontecerá na data tal. Pelas mensagens que me foram enviadas, as reclamações em relação à Estética Torta se dão essencialmente pela prorrogação do prazo de entrega dos livros.

Muitas das mensagens que recebo são relacionadas aos livros Wind of Change – A História do Scorpions (que já está disponível para pronta entrega segundo o site da editora), os dois volumes sobre o Black Sabbath nas décadas de 1970 e 1980 (ambos disponíveis para pronta entrega) e Black Metal – A História Completa (os dois volumes estão disponíveis para pronta entrega). No site da própria Estética Torta existe uma área onde a pré-venda é explicada, que conta com uma espécie de prestação de contas dos livros anunciados nessa modalidade de venda e que já foram entregues, e também com os títulos que ainda estão sendo produzidos e as suas respectivas datas estimadas para entrega. Tudo bem claro, como pode ser conferido aqui. Porém, me parece que a comunicação fica restrita ao site, pois nas redes sociais da Estética Torta as reclamações não são respondidas, e as mensagens por e-mail também não têm resposta.

No momento da publicação desta matéria, as obras pendentes para entrega e as datas previstas no site da editora são essas:

- LORDS OF CHAOS (REIMP): 07/01
- SABATON: 07/01
- DEEP PURPLE: 15/01
- THE BEATLES: GET BACK: 15/01
- PEARL JAM: 15/01
- HQ JUDAS PRIEST: 28/02
- ANGRA: RENASCIMENTO: 28/02
- ANDRE MATOS: A OBRA: 28/02
- LEGACY OF THE BEAST: 31/03

Pelo que averiguei, todos os livros citados acima estão em produção, alguns em estágios mais avançados que os outros. E, pelas informações que consegui, é muito provável que todos sejam entregues nas respectivas datas mencionadas acima.

Pessoalmente, evito adquirir itens em pré-venda porque tive experiências ruins no passado com diversas empresas, e não gosto desse modo de compra. Porém, entendo que ele se consolidou no mercado editorial brasileiro por uma série de fatores: alto preço do papel, testes de demanda (muitos títulos anunciados em pré-venda funcionam como testes para ver se há demanda por aquela material), viabilização de projetos através do valor arrecadado, além de outros motivos. E isso ocorre no mercado como um todo e envolve diversas editoras, desde aqueles especializadas em livros sobre música até editoras de quadrinhos, que fique claro. Além disso, é preciso levar em conta dois fatores que impactaram profundamente a indústria gráfica brasileira em 2022. Um deles foi a eleição, com um aumento considerável na produção de material e que fez com que outros projetos fossem deixados para trás pelas gráficas. E o álbum da Copa do Mundo, que gerou atrasos não apenas no planejamento de lançamentos da Panini, maior editora de quadrinhos do Brasil, mas também uma bola de neve em todo o mercado.

A legislação brasileira não é clara sobre como as editoras e os clientes devem proceder em relação a atrasos. Código de Defesa do Consumidor não determina um prazo máximo para o produto ser entregue, mas estabelece o direito à informação. Antes da conclusão da compra, a loja online é obrigada a informar a previsão de entrega. Traduzindo: se está claro que um produto foi comprado em pré-venda e a previsão de entrega foi informada, está tudo dentro do correto – e lembre-se que é uma “previsão” de entrega, não uma afirmação.

Espero que todo esse texto tenha deixado claro a relação que tenho não só com a Estética Torta mas com outras empresas que admiro e que acreditam no trabalho que realizo aqui na Collectors Room. Além disso, pessoalmente não gosto de adquirir itens em pré-venda pois isso me deixa muito ansioso, então os livros que possuo da editora não sofreram nenhum atraso na entrega. E acho importante que, apesar da frustração totalmente entendível de quem ainda não recebeu os livros que comprou – e que, pelo que vi no link postado acima, a editora parece estar se comunicando de forma bem clara com o seu público através do seu site -, acredito ser importante que empresas como a Estética Torta, que fazem um trabalho tão bom gráfica e editorialmente e preenchem uma lacuna no mercado brasileiro, não sejam “canceladas” por eventuais percalços pelo caminho e que, segundo as informações que consegui, estão sendo resolvidos, com os livros chegando em breve até quem os adquiriu.

Comentários

  1. Comprei e recebi com muita alegria um exemplar de capa dura do Lord of Chaos.
    As informações sobre a pré venda estão bem claras no site, em junho comprei o pacote do Black Metal volumes 1 e 2, em pré venda. Essa semana, nos detalhes do meu pedido, o pacote encontra-se já embalado. Então, deve chegar já já em Hellcife. Acredito na editora, apoio a Estética Torta. Empreender no Brasil não é para amadores, então, sugiro humildemente mais um pouco de paciência!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Bom 2023 a todos! Acabei de receber nossas encomendas! Um arretado combo do Black Metal capa dura. Sim, fui comunicado pela Editora sobre eventuais atrasos. Nos mantivemos inabaláveis, certos da vitória! Parabéns a Estética Torta!! um excelente trabalho!! Não é fácil manter esse nível de qualidade em nosso País.

      Excluir
    2. Daniel72br Cara você é o Cleibsom foram cirúrgicos nos comentários, eu ainda acrescentaria que é quase um pequeno milagre a Estética não ter fechado as portas nesse meio tempo, os caras começaram a atuar no mercado editorial em fevereiro de 2020, adivinha só o que aconteceu neste mês e nos subsequentes? pois então, se para editoras grande e médio e porte sobreviver no braza já é complicado, imagina então pra uma que já começou no olho do furacão?

      Excluir
  2. Tenho alguns livros que adquiri em pré-venda da Estética Torta para receber em que já houve algumas modificações quanto a data de entrega. O site é muito claro quanto a esse tipo de compra e cita que podem haver alterações quanto às datas informadas. O autor do texto diz temer que a Estética Torta seja cancelada, mas se quem cancelá-la for pessoas que não leem contratos daquilo que compram e reclamam sem razão, creio que tal cancelamento faria muito bem à editora e que esses clientes fariam um favor imenso se sumissem e nada mais comprassem dela. Qualquer pessoa que ler o site da Estética Torta e se informar quanto aos livros em pré-venda constatará que quem tem razão nesta história não são os "reclamantes"! A reputação da Estética Torta, micro empresa que luta para sobreviver com fibra e honestidade e que dribla a falência à base de muito sacrifício e paixão pelo que faz, não pode ser jogada na lama por causa de uma minoria barulhenta que desconhece seus direitos e reclama sem razão alguma!

    ResponderExcluir
  3. Olá Seelig. Sou um dos clientes que aprecia os livros da Estética Torta, mas que não comprará mais pelo site. As obras que comprei não estavam em pré venda, e ainda assim não chegaram. O maior problema é a completa ausência de respostas por parte da editora quanto aos prazos, completamente furados. Chega a ser uma piada de mau gosto o processo. Há uns dias, depois de semanas de atraso, enviaram o código de rastreio, que, oras vejam, não está nos sistemas do Correio. Problemas do Correio? Pode ser, mas, considerando tudo, se eu realmente receber esse pacote, não ficaria surpreso se faltassem algum livro, ou viessem trocados. De qualquer forma, se houver problemas, no final de janeiro estarei entrando com um processo no Procon. E aí, nem mesmo por sites que fazem avaliação de vendedores comprarei os livros da Estética. Algum leitor pediu paciência...Oras, tudo deve ter limites. Cancelamento pode ser resultado de erros, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma empresa presta um serviço excelente para todos os clientes o tempo todo, há sempre as exceções...A Estética Torta não sobreviveria por tanto tempo no mercado se tivesse como regra prestar o atendimento que prestou para ti. E se a editora prestou um serviço ruim que o desagradou, faça sua reclamação no Procon, corra atrás dos seus direitos e nunca mais compre nada nela. É simples! De minha parte, tendo em vista o atendimento que a Estética Torta prestou a mim e a muitas pessoas que conheço, sempre a elogiarei...

      Excluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.