Dementia 21 é um mangá sobre etarismo. Os dois volumes da obra de Shintaro Kago têm o preconceito em relação à velhice e a forma como as gerações mais jovens enxergam os idosos como tema central. E, apesar de abordar o assunto através do ponto de vista da sociedade japonesa, não é difícil perceber que muitas das situações mostradas são, infelizmente, universais.
É justo questionar se a escolha do humor como ferramenta narrativa para falar de um tema como esse foi a melhor escolha, mas basta começar a ler as histórias contadas por Shintaro em qualquer um dos dois volumes de Dementia 21 para perceber que, sim, a opção funciona – e muito. Dono de um estilo de ilustração que equilibra elementos de surrealismo e horror, o autor apresenta situações absurdas do cotidiano, devida e conscientemente amplificadas para o exagero, para fazer uma crítica ácida, inteligente e feroz .
Com 280 páginas, Dementia 21 Vol. 2 tem tradução de Drik Sada e repete o excelente padrão gráfico do número anterior, com orelhas trazendo textos adicionais e texturização na capa.
Excelente e divertida leitura, recomendo!
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.