Review: Poison – Native Tongue (1993)


Native Tongue
, quarto álbum do Poison, foi lançado em 8 de fevereiro de 1993 pela Capitol Records. Este é o único álbum do Poison com a participação do guitarrista Richie Kotzen. Kotzen foi contratado após a demissão de C.C. DeVille no final de 1991. O álbum traz os singles "Stand", "Until You Suffer Some (Fire And Ice)" e "Body Talk".

Durante a turnê de Flesh & Blood (1990), que foi um grande sucesso e colocou a banda em destaque em todo o mundo, o abuso de substâncias e as tensões entre os membros, principalmente entre o vocalista Bret Michaels e o guitarrista C.C. DeVille, levaram a embates dentro da banda. O conflito entre Michaels e DeVille culminou em uma briga nos bastidores do MTV Video Music Awards de 1991, depois que DeVille, visivelmente alterado e bêbado durante o show do quarteto na premiação, tocou "Talk Dirty To Me" enquanto a banda executava "Unskinny Bop".

Admitido como um membro efetivo e não apenas como músico contratado, Richie Kotzen recebeu considerável liberdade criativa. Consequentemente, as contribuições de composição e atuação de Kotzen dominaram as músicas de Native Tongue. Kotzen seria posteriormente expulso da banda após ser descoberto que ele havia se envolvido romanticamente com a noiva do baterista Rikki Rockett. As lembranças do álbum, embora sem dúvida prejudicadas por esses eventos, refletem o conflito básico entre o estilo de Kotzen e o dos membros fundadores do Poison. Kotzen afirmaria mais tarde que "estar no Poison me ajudou a esquecer que era músico", enquanto Rockett lamentaria a perda da atitude original da banda.


O álbum foi gravado e mixado no A&M Studios em Hollywood, Califórnia, e na Rumbo Recorders em Canoga Park, Califórnia, com o produtor Richie Zito. Foi dedicado ao gerente de turnê do Van Halen, Scotty Ross, e ao ex-guitarrista do Poison, DeVille. O álbum alcançou a posição 16 na parada da Billboard, o número 20 na UK Albums Chart e foi certificado ouro pela RIAA em 21 de abril de 1993 pela venda de 500 mil cópias.

Liricamente, a banda continuou com a crescente sofisticação que começou em Flesh & Blood. Os temas do disco incluem batalhas contra a injustiça ("Scream", "Stand"), desgosto ("Until You Suffer Some", "7 Days Over You", "Theatre of the Soul") e demônios internos ("Stay Alive"). Os dois primeiros singles, "Stand" e "Until You Suffer Some (Fire And Ice)", ganharam videoclipes e alcançaram sucesso nos EUA e no Reino Unido. A banda gravou também um DVD chamado Seven Days Live (1993), que trouxe um show da turnê de Native Tongue.

Native Tongue é um peixe fora d’água na discografia do Poison. Um trabalho único e que merece ser redescoberto, inclusive por quem nunca teve interesse no tipo de som que o Poison sempre executou. A influência de Kotzen foi tão forte que o Poison parece até outra banda, e, em certos aspectos, é uma sensação semelhante ao que acontece com o álbum Mötley Crüe (1994), único da banda com John Corabi nos vocais, no lugar de Vince Neil.

Comentários