Mokk é o primeiro EP da banda gaúcha de black metal Torches of Nero, e foi lançado em 2023. Natural de Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande do Sul, o trio faz aqui um tributo à banda australiana Sadistik Exekution e ao seu vocalista Rok. Os australianos surgiram em 1985 e, ainda que tenham dado declarações de que não gostariam de ser classificados como black metal, influenciaram não apenas a lendária cena extrema escandinava do início da década de 1990 como também formações de todo o planeta, como mostra este EP do Torches of Nero.
O disco vem com seis faixas e não traz nenhuma versão para canções dos australianos, mas sim composições originais do trio brasileiro obviamente inspiradas no Sadistik Exekution, porém apresentando também influências de outros nomes como Venom, Vulcano, Celtic Frost e Rotting Christ. A sonoridade é bastante crua e com uma abordagem mais old school, entregando um black metal que foca no período inicial do gênero.
O grande destaque é o vocalista, guitarrista e compositor Baal Seth Penitent. E, ainda que o discurso presente no release pregue que “o black metal não é para todos e apenas para uma elite”, o que é sempre preocupante em um estilo marcado por bandas e artistas com posturas frequentemente discutíveis e condenáveis, me parece que o único ponto questionável do grupo seja apenas esse mesmo. O som é forte e competente, variando entre composições mais rápidas e outras mais cadenciadas. Entre elas, destaco “Sadistik Raids”, o amassamento esmagador de “Feeling of Death” e a agressividade constante de “Krist Kross Kurse”.
Um registro que mostra o quanto o Torches of Nero possui um futuro promissor e merece atenção dos fãs de metal extremo.
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.